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A criação de uma estratégia de marketing digital para empresas SaaS é fundamental para que elas não só consigam melhorar a sua visibilidade no mercado online, mas também conquistar novos clientes, bem como aumentar as vendas e a receita.
Mas para que alcancem isso, será necessário contar com as melhores ferramentas de marketing que possibilitem a elas planejar suas estratégias de marketing digital de maneira eficiente e produtiva.
Ciente disso, hoje, vamos apresentar as principais ferramentas de marketing para SaaS. Além disso, vamos mostrar a importância de usá-las para se obter sucesso em seu negócio.
Vamos lá?
A importância de uma empresa SaaS (Software as a Service) utilizar ferramentas de marketing para alavancar o seu negócio.
Como em qualquer outro segmento do mercado, uma empresa que tenha como modelo de negócio o SaaS também necessita de ferramentas apropriadas para utilizar em suas estratégias de marketing e, assim, obter sucesso de forma mais rápida.
É por isso que é importante sempre ter à disposição ferramentas que possam ajudar os gestores a otimizarem às estratégias de marketing. Mas não é somente por esse motivo que deve investir nessas soluções. Como se sabe, o mercado está cada vez mais competitivo, exigindo dos empresários a adoção de tecnologias que sejam capazes de garantir diferencial ao seu negócio.
A título de informação, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Serasa, só no ano passado (2018), mais de 2 milhões de empresas foram criadas, nos mais diversos segmentos do mercado, incluindo as que atuam segundo o modelo de negócio SaaS. Só essa notícia já é um grande motivo pelo qual deve investir em ferramentas de marketing para potencializar o seu negócio.
Principais ferramentas de marketing para SaaS
Existem dezenas de ferramentas de marketing digital para SaaS disponíveis no mercado, mas, hoje, nós focaremos nas mais importantes. Confira:
Google Drive
Na visão de alguns especialistas, o Google Drive é uma das mais importantes ferramentas de marketing para SaaS. A partir dessa solução, é possível arquivar em nuvem fotos, vídeos, textos, entre outros documentos, bem como criar documentos em formato diverso: Word, Excel etc.
É também uma ferramenta essencial para quem busca garantir eficiência na gestão de alguma atividade que precisa ser desenvolvida em grupo, em equipe. O bom é que é possível, por exemplo, editar um documento de maneira remota, ou seja, a equipe pode estar situada geograficamente distante, mas ela pode acessar o arquivo e propor melhorias, o que, na prática, aumenta a eficiência e produtividade do trabalho.
Na versão gratuita, o Google Drive disponibiliza 15 GB de memória.
SEMrush
O SEMrush é uma ferramenta essencial para quem deseja otimizar a gestão de técnica de SEO. Ela auxilia na configuração do layout do site, URL, bem como com as linkagens internas e externas, o que, na prática, pode garantir que o seu negócio seja encontrado de maneira mais eficiente pelos robôs do Google.
Fora isso, auxilia na escolha de palavras-chave para introduzir em seus conteúdos. As palavras-chave recomendadas são selecionadas com base em fatores diversos, como concorrência, procura mensal e relação com o seu negócio.
Google Analytics
O Google Analytics é uma excelente ferramenta que é capaz de melhorar os resultados de sua estratégia de marketing, pois ele, conforme especialistas, dá direcionamento as campanhas, permitindo, por exemplo, que realize ajustes, caso necessário. Isso porque ele entrega relatórios analíticos, que possibilita, por exemplo, que conheça melhor o comportamento do seu público no ambiente digital.
Além disso, conta com dezenas de métricas que podem ser adotadas para medir os resultados de sua estratégia de marketing no âmbito digital. Por exemplo: número de visitantes que o seu site recebeu em dado período; dados sobre engajamento etc.
Kissmetrics
O Kissmetrics é uma ferramenta muito similar ao Google Analytics, todavia, analisa não só o volume de visitas que uma página recebeu, mas também acompanhar as ações individuais de cada usuário que interage com seu página SaaS ou campanha.
É uma ferramenta que pode fazer com que personalize as suas estratégias de marketing tendo em vista o comportamento individual dos seus clientes ou potenciais clientes. Por exemplo, se algum deles clicou na ferramenta de compra de um produto ou serviço que esteja oferecendo, mas não a concluiu, você pode reforçar a sua estratégia para que ele não desista da aquisição.
Amplitude
Essa solução que possibilita que a sua equipe de marketing verifique o comportamento do visitante em sua página SaaS e, com base nisso, desenvolva ações que estejam alinhadas com os interesses demonstrados por ele. Muitas empresas de SaaS têm utilizado essa solução para potencializar a sua estratégia de marketing e de vendas.
Runrum.it
O Runrum.it é uma ferramenta recomendada, sobretudo, para quem deseja gerir projetos de maneira mais eficiente e produtiva, uma vez que ele a monitorar o andamento das atividades, bem como das operações individuais, de maneira a fazer com que mantenha o fluxo de trabalho de sua equipe. E como sabemos, para formular uma boa estratégia de marketing, temos que dividir as tarefas… uns ficam responsáveis pela pesquisa, outro pela formulação de conteúdos e por aí em diante.
Assim sendo, o Runrum.it se coloca como fundamental na hora de elaborar uma estratégia de marketing, posto que possibilita que melhor planeje, monitore e controle as operações dessa importante atividade para o crescimento de sua empresa.
Em suma, o Runrum.it potencializa a gestão do responsável pela formulação da estratégia de marketing, dando a ele uma visão holística em relação às operações envolvidas nessa atividade. Se ainda não a adota, talvez valha a pena repensar/mudar essa posição.
Como vimos, soluções não faltam para que a sua empresa SaaS potencialize mais as suas estratégias de marketing. São tecnologias que se complementam com o objetivo de fazer com que a sua marca alcance os seus objetivos com maior velocidade, como os que destacamos no início deste conteúdo.
Gostaria de ter acesso a outros conteúdos como este? Em caso de resposta afirmativa, não deixe de acompanhar os nosso podcasts. Estamos sempre produzindo conteúdos que podem enriquecer os seus conhecimentos e fazer com que o seu negócio cresça muito mais.
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