SaaS: Qualidade, desafios e benefícios

Reading time: 12 minutes

Há mais ou menos uns trinta anos, quando os computadores começaram a se popularizar, eles trouxeram em seu encalço vários modelos novos de negócio. O SaaS (software as service – software como serviço) aonde você compra por meio de assinatura, muitas vezes, e usa o software como se fosse um serviços

Esses programas, que são a base do funcionamento de computadores e de seus recursos, precisavam ser comprados, geralmente por preços altos. Além disso, era necessário contratar alguém com conhecimento para fazer sua instalação, o que implicava em mais gastos. E para terminar, ainda tinham gastos com manutenção e atualização. Os softwares eram (e são) muito úteis, mas implicavam em muito gasto e trabalho.

Porém, nos anos recentes foi possível presenciar o surgimento de um novo tipo de negócio. Trata-se do SaaS, sigla que significa Software as a Service (em português, Software como um Serviço). Esse tipo de negócio eliminou a necessidade da compra dos softwares e dos gastos com instalação, pois funciona de forma intimamente ligada à web e ao cloud computing.

Nesse texto, vamos explicar melhor o que é e como funciona o conceito Saas, apresentar quais são seus benefícios e também falar sobre os desafios enfrentados por esse modelo de negócio. Acompanhe conosco!

SaaS: o que é?

Como já mencionado, SaaS é a sigla em inglês usada para denominar o conceito Software como Serviço. A ideia básica é que, ao invés de vender a licença do software para ser instalada nos computadores, a empresa disponibiliza o software na internet para download. Aí, o cliente paga pela utilização, seja em forma de assinatura ou de compras isoladas.

Não entendeu muito bem? Então vamos dar alguns exemplos famosos de coisas e serviços que são baseadas no conceito SaaS:

  • Google Apps;
  • PayPal;
  • Netflix;
  • Dropbox;
  • Spotify;
  • Adobe;
  • McAfee;

Observou alguns nomes conhecidos aí? Esses são alguns exemplos de empresas que utilizam o SaaS como modelo. Pode observar que todos esses aplicativos se encontram disponíveis de forma gratuita para dispositivos móveis, computadores e até mesmo SmartTVs. Ou seja, você não paga nada para adquiri-los.

Mas para efetivamente utilizá-los, você depende de um cadastro que é pago. A Netflix é o exemplo mais claro disso. Para acessar os recursos do aplicativo, você precisa adquirir uma assinatura. É o mesmo caso do Dropbox, serviço de armazenamento de dados, ou do antivírus McAfee.

Assim, essas empresas ficam sendo as responsáveis pelas atualizações (geralmente gratuitas) e manutenção do software. Também são elas as responsáveis por manter a segurança dos dados, a garantia da conectividade e o funcionamento dos servidores necessários para o funcionamento correto do software.

Apesar de ter crescido de forma vertiginosa nos últimos anos, o SaaS não é uma invenção nova, tendo surgido de forma rudimentar ainda na década de 1960, quando o computador era extremamente caro. Nessa época, era comum que as empresas já informatizadas tivessem apenas uma CPU conectada a todos os seus monitores e teclados. O serviço que fazia essa conexão era já um modelo SaaS.

Com o barateamento dos computadores e o aumento de seu número no mercado corporativo, o SaaS perdeu um pouco de espaço, pois as empresas passaram a confiar mais em softwares individuais. Foi a partir da popularização da internet que o SaaS voltou a crescer.

Além dos aplicativos aqui citados, que são, de forma geral, voltados ao uso pessoal, o SaaS encontrou grande espaço dentro do mundo empresarial. Diversos softwares como serviço são utilizados nos mais diferentes âmbitos empresariais. Alguns exemplos são os softwares de gestão de recursos humanos, gestão de finanças, comércio eletrônico e enterprise planning (ERP). Prova disso é que a maior empresa SaaS do mundo, a Salesforce, é voltada para o mundo empresarial.

A Salesforce surgiu ainda em 1999, e foi uma das primeiras empresas criadas já com o modelo SaaS em mente (diferente de outras companhias que se converteram de softwares individuais para o SaaS posteriormente). Seu principal produto é um software de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (Client Relationship Management, ou CRM) chamado Sales Cloud.

A empresa acompanhou o crescimento da internet e da tecnologia móvel, mantendo-se atualizada com as novas tendências. Além do Sales Cloud, eles disponibilizam diversos outros produtos SaaS, e jamais perderam sua posição no topo das empresas do ramo.

Em suas configurações atuais, o SaaS tem dois grandes aliados para o seu bom funcionamento. Um é, logicamente, a internet. É na rede que são disponibilizados os aplicativos SaaS e que se dá todo o relacionamento deles com o cliente. Além do mais, boa parte dos recursos depende da conexão com a internet para funcionar.

O outro é o cloud computing, ou a computação em nuvem. Esse sistema de armazenamento, onde os dados ficam em um servidor ao invés de em um computador físico, é utilizado pela maioria dos sistemas SaaS para gerenciar e manter os dados dos clientes.

Agora que explicamos melhor como funciona o sistema SaaS, vamos entender quais os benefícios de utilizar esse sistema, tanto na sua vida pessoal quanto na sua empresa.

SaaS: quais os benefícios?

O software como serviço traz inúmeros benefícios tanto para as empresas quanto para os usuários. Os principais que podemos citar são praticidade e a redução do custo. A seguir, vamos citar alguns dos benefícios mais notáveis. Acompanhe:

Redução de custos

O software como serviço remove o custo da compra da licença, que geralmente apresenta um preço alto. Ficam também reduzidos os custos com a manutenção, já que essa passa a ser de responsabilidade da empresa que mantém o software.

Por consequência, a equipe de TI consegue ser mais eficiente, pois não precisa se preocupar com manutenção e atualização dos softwares e pode cuidar de outras demandas da empresa.

Além disso, o custo com infraestrutura também é potencialmente reduzido, pois as máquinas ficam menos sobrecarregadas, já que os dados não ficam mais armazenados nelas. Assim, a durabilidade dos computadores pode ser maior.

Possibilidade de customização

Em geral, os softwares licenciados são padronizados. Pela ligação com a rede, os SaaS geralmente permitem uma customização maior dos serviços oferecidos, sem contar que o usuário só paga pelas funções que utiliza.

É comum encontrar planos diferentes, com uma quantidade de recursos proporcional ao preço, que atendem diferentes quantidades e tipos de demanda. Além disso, alguns aplicativos permitem customizações ainda mais individualizadas, para que demandas específicas do usuário ou da empresa possam ser atendidas.

Facilidade de acesso

O SaaS permite que os aplicativos sejam acessados de qualquer dispositivo, a qualquer hora. É só você lembrar que, com uma única conta da Netflix, você acessa o aplicativo na sua TV, computador e celular.

Além disso, como não existe a necessidade de manutenção ou instalação, o usuário tem acesso a aplicativos mais sofisticados e complexos. É o caso de alguns aplicativos de ERP, que tem uma programação complexa, mas um manuseio acessível.

Integração simplificada

Os aplicativos de SaaS de forma geral permitem um gerenciamento contínuo de todas as questões e demandas da empresa. Além disso, a maior parte oferece Interfaces de Programação de Aplicativos (API’s), que permitem a integração de diversos aplicativos usados pela empresa.

Praticidade

Talvez um dos maiores benefícios do SaaS nessa época onde, mais do que nunca, tempo é dinheiro. Com a facilidade de acesso, o usuário tem muito ganho de tempo, pois não precisa necessariamente se deslocar até o computador onde estaria instalado um software tradicional, por exemplo.

Outra questão é que há muito ganho de tempo com as atualizações instantâneas e o compartilhamento de informações. Dentro de uma empresa, por exemplo, a praticidade para a equipe fica evidente, uma vez que é possível integrar todos os dispositivos e garantir maior eficiência nas tarefas realizadas.

Rapidez na assistência

O SaaS facilita em muito qualquer eventual serviço de assistência técnica. Primeiramente eles já se tornam muito menos necessários, pois a manutenção não é responsabilidade do usuário. Mas, quando ela se mostra necessária, não há a necessidade de aguardar a chegada de um técnico para resolver o problema, o que gerava muita perda de tempo e produtividade.

Quase todas as demandas podem ser resolvidas rapidamente e de forma remota, através dos chats das empresas de SaaS.

Foco no core business

Esse é um benefício indireto, mas que impacta o negócio que utiliza SaaS de forma muito positiva. Ao remover a necessidade de instalação e manutenção de softwares, fica mais fácil que o negócio possa se focar apenas em sua área de atuação.

Os investimentos e a atenção antes dedicados à gestão dos softwares podem ser focados em algo que interesse mais à empresa. A longo prazo, isso gera maior produção e eficiência, aumentando os lucros.

Segurança

Ao contrário do que muitos possam pensar, o armazenamento na nuvem é mais seguro do que no computador físico. A nuvem possui uma criptografia complexa, e muito mais difícil de invadir do que um único computador. Além do mais, o risco de perda é significativamente menor, já que nenhum pane no hardware vai apagar os dados.

Percebeu quantos benefícios o uso do SaaS pode trazer? Eles não só facilitam a nossa vida pessoal, como também já se tornaram essenciais para o funcionamento das empresas. Porém, isso não significa que esse modelo de negócio, com cada vez mais espaço no mercado, não enfrente alguns desafios. Vamos falar mais deles no próximo tópico.

SaaS: desafios

Apesar de cada vez mais se estabelecer como um bom modelo de negócio, ainda existem alguns desafios a serem enfrentados pelos desenvolvedores de SaaS. Vamos conferir quais são a seguir, e também o que o mercado tem feito para superá-los.

Vender para as grandes empresas

Em geral, boa parte das empresas de pequeno e médio porte já migrou sua gestão de softwares licenciados para softwares como serviço. Geralmente, elas fazem isso atraídas pela praticidade e pela diminuição do custo com infraestrutura e instalação. Porém, empresas maiores e com mais recursos são mais relutantes em utilizar o SaaS.

Em geral, essas empresas alegam ter receios com confiabilidade, segurança e disponibilidade de sistema. Em razão da alta demanda que elas têm por tecnologia, é compreensível que elas prefiram um software mais físico. Porém, o mercado de SaaS tem investido em marketing e palestrar para tentar conscientizar esse público de seus benefícios em relação ao modelo tradicional.

Manter os clientes

Apesar de os aplicativos em SaaS conseguiram, de forma geral, um público numeroso, a retenção de clientes costuma ser bastante baixa. Isso é um problema sério, porque, quanto mais tempo um cliente permanece utilizando o serviço, mais se dilui o seu custo de aquisição. Se o cliente cancela a assinatura depois de apenas dois meses, por exemplo, ele significa um alto investimento que não deu o retorno esperado.

Para evitar esse tipo de situação, é necessário que as empresas invistam de forma bem intensa em seu marketing e em seu pós-vendas. Também é importante garantir que o software está sempre funcionando e evitar cancelamentos por insatisfação, uma vez que isso afeta até mesmo a propaganda orgânica do serviço.

Aumento do ticket médio

Basicamente falando, o ticket médio é o valor gasto pelo cliente dentro de um negócio. Porém, em softwares de serviço, esse é um valor fixo, pois geralmente eles funcionam através do pagamento de uma assinatura. O desafio está em aumentar o valor sem oferecer novos serviços para o cliente (uma vez que isso gera um custo que pode não valer a pena).

Para contornar esse problema, uma boa alternativa é não aumentar o preço, e sim tentar converter clientes dos planos mais simples para assinar planos de um preço mais elevado. Para isso, uma boa opção é oferecer uma degustação dos serviços exclusivos por tempo limitado, para que ele perceba como estaria melhor servido com um plano mais caro.

Custo do processo de venda

Esse é um problema bem sério enfrentado por vários softwares de serviço. Invariavelmente, o desenvolvimento do software depende de um investimento pesado. Depois, para conseguir aumentar as vendas, é imperativo que haja investimento em marketing e captação de clientes.

Para reduzir esses custos, o ideal é automatizar os processos o máximo possível e investir em inbound marketing, para aumentar a geração de leads e a divulgação orgânica.

2 comentários


  1. Hello! I like your locale and clear-cut communication. Thank. I desire be overpowering my thoughts here.

    [url=http://www.3ec0f4c78de5021b18.com]www.3ec0f4c78de5021b18.com[/url]

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *