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A automatização parece ser a palavra da vez no mundo dos negócios. De forma geral, automatizar uma empresa significa escalar utilizando-se de tecnologias, para potencializar o funcionamento e diminuir erros que acontecem por meio das ações humanas.
A tecnologia está cada vez mais presente nos negócios de todos os tipos, agilizando processos, diminuindo quantidades de papelada, modernizando o ambiente de trabalho.
Muitas coisas podem, e devem, ser automatizadas. Inclusive, a automação tem grande influência no crescimento do número de clientes.
Automatizar um processo, ele se torna mais rápido, há menos erros e a empresa ainda passa uma imagem de moderna e até mesmo mais confiável.
E essas são características essenciais para conseguir fazer com que a empresa cresça e conquiste o maior número possível de clientes em potencial.
Dessa forma, já passou da hora de entender tudo sobre o processo de automação, motivos para realizá-lo em seu negócio e qual a sua relação com o crescimento de clientes de uma empresa.
Por que a automatização? E escalar o negócio?
Resolver processos, realizar compras e buscar informações são ações feitas cada vez mais por meio do ambiente online. E, com a modernização da tecnologia, espera-se que as empresas acompanhem essas evoluções, mantendo-se sempre atualizadas e evitando uma imagem ultrapassada.
Dessa forma, a automação é uma questão também de competitividade, com o objetivo de ganhar vantagem em um negócio, uma vez que, por ser uma forte aposta do mercado, a maioria das empresas irão apostar nesse caminho.
Por isso, a empresa que opta por permanecer funcionando a base, principalmente, de força humana, entra em desvantagem em relação aos seus concorrentes.
Segundo pesquisa da Microsoft de 2015, 56% dos brasileiros se tornam clientes de determinada empresa graças a operações do meio online.
Outro ponto que é importante de se entender é quem é o consumidor dos dias de hoje, quais são suas dores e o que ele valoriza no mercado.
O perfil do consumidor é de uma pessoa autossuficiente. E, pela primeira vez, o cliente determina as regras do jogo para a empresa, ditando suas preferências, hábitos e formas de funcionamento.
Mas o que isso quer dizer exatamente? O cliente atual busca resolver todas suas questões sozinho.
Seja para efetuar a compra, escolher o produto, tirar dúvidas específicas, tudo deve ser entregue de maneira rápida, direta e com o menor envolvimento possível de terceiros.
A automação do processo de vendas, onde o cliente resolve a sua própria demanda, sem necessidade de contato humano – são tendências quentíssimas.
É importante salientar isso não significa necessariamente que o processo será desumanizado. Essa é uma preocupação de muitas empresas que buscam formar conexões intimas com seus clientes.
O que acontece muitas vezes com o processo de automação, na verdade, é exatamente o oposto.
Isso porque a automação pode ser encarada como uma demonstração clara de que a empresa se importa com seu cliente e busca facilitar ao máximo sua experiência como consumidor.
Além disso, existem diversas formas de automatizar um negócio e ainda mantê-lo acolhedor e humano, como veremos mais adiante.
Somam-se a isso algumas vantagens para a própria empresa que irá passar pela jornada de automação.
Ao automatizar o processo de vendas e atendimento, há uma redução de custos e diminuição significativa de erros e no custo de todos os processos .
Também é possível expandir o negócio, de forma bem mais ilimitada, já que ele não irá depender mais de uma pessoa física para funcionar plenamente.
Resumindo: menos custo, mais produtividade e crescimento para o negócio!
Automatização e escalando clientes
Ter uma boa experiência como consumidor é a chave para atrair novos clientes e fidelizar alguns mais antigos. E a automatização é uma das melhores formas de entregar isso.
Ações antes feitas manualmente podem ser realizadas com muito menos esforço graças a instalação de softwares e ferramentas.
Isso tem um impacto direto na experiência do cliente, que conseguirá realizar sua compra de maneira rápida, sem intercorrências.
Outra vantagem é que, com a automação, a equipe pode se concentrar em outras tarefas – aquelas que realmente necessitam da ação humana – como produção de material, conteúdo, análise de tendências, etc.
Ou seja, além de potencializar os resultados gerados por meio de ferramentas tecnológicas, há mais tempo e dedicação para os processos mais humanos, sendo assim um cenário positivo de diversos aspectos.
A conclusão que o mercado aponta é clara: tudo o que for possível ser automatizado, para que o cliente prossiga com seu pedido de maneira autônoma e independente, deve ser feito.
Além disso, isso permite que a empresa cresça mais, já que poderá atender um maior número de pessoas, de maneira ainda mais rápida.
Portanto, além de conseguir dar conta de um escopo consideravelmente mais amplo de clientes, também haverá uma maior fidelização desse consumidor.
Muitas empresas que vem apostando nessa tendência tornaram-se verdadeiros cases de sucesso.
O que automatizar para escalar?
Como falamos anteriormente, é importante automatizar tudo o que possa ser automatizado – ou seja, todos os processos que não precisam da ação humana para seu funcionamento pleno.
O objetivo de modernizar o processo é fazer com que o trabalho dessas equipes seja facilitado, entregando resultados melhores para o público-alvo.
A automação pode ser feita em diversos aspectos de uma empresa, como envio de e-mails, cruzamento de dados, organização de informações, análise de cliques e perfis dos clientes, etc.
O envio de e-mailmarketing é um caso especialmente interessante da automação,pois se discute sobre a possibilidade de mecanizar demais o negócio, como falamos anteriormente.
Outros exemplos são chatbot, para auxiliar o cliente em seu processo de compra, que é essencial para garantir a sua autonomia e a operação da venda em si, ou seja, checagem de disponibilidade, etc.
Esse segundo exemplo está incluso do grande processo denominado no marketing como o funil de vendas.
O funil de vendas trata de toda a jornada do consumidor, desde o momento em que ele percebe uma necessidade, se depara com uma empresa vê uma solução e compra o produto.
Um processo de vendas realizado manualmente acaba tendo uma resposta mais demorada, suscetível a erros e enganos prejudicando a compra do cliente.
A automação está diretamente ligada ao aumento de clientes, é possível alcançar públicos específicos que, sem uma inteligência, nunca poderiam ser alcançados.
E escalar no marketing?
Mas, no ambiente do marketing ainda, a automação pode auxiliar, inclusive, em aspectos mais simples, como por exemplo, na manutenção das redes sociais e de landing pages.
Como já mencionamos, a tecnologia permite que a mão de obra humana concentre seus esforços em serviços que não podem ser feitos por uma máquina, como criar um post para o Instagram e fazer uma legenda cativante.
Nesse caso, a automatização do processo está no agendamento da publicação e coleta de dados dos posts nas diversas redes sociais. A partir daí, uma equipe específica poderá se dedicar em analisar os números, bater resultados e comparar quais estratégias estão dando mais certo.
Já a LP (Landing Page), ferramenta de captação de leads, não pode ser feita sem automação, pois irá coletar os dados do potencial cliente e oferecer algo na troca dos dados.
No que se refere à parte comercial em si, também há diversos pontos que podem ser automatizados.
Esse ramo do negócio, em específico, é um que pode se beneficiar com a diminuição de erros, já que envolvem muitas contas e cálculos precisos.
Como falamos, nem sempre a automação é o processo mais barato do mundo, porém, a probabilidade de lucro e aumento da competitividade do negócio são fatores que fazem valer a pena.
Para começar, é bem provável que seja necessário contratar uma empresa experiente em estratégias comerciais para realizar na automação do negócio.
Isso vai ajudar bastante, já que os gestores poderão comparar as suas prioridades com a opinião e ponto de vista de profissionais qualificados da área.
Qual é a prioridade para começar a automatização para escalar?
É preciso que seja mapeada a atividade da empresa e de seus concorrentes. Qual o mercado em que ela está inserida? Como seus competidores estão automatizando os processos? Qual etapa precisa ser modernizada mais urgentemente?
Porém, o foco, é claro, deve permanecer no cliente e na sua experiência como consumidor.
Por isso, um serviço feito manualmente, com o auxílio de funcionários humanos, corre muito o risco de perder consumidores em potencial.
Depois de entendido no que a empresa precisa melhorar, a equipe que está sendo consultada irá poder realizar um trabalho mais direcionado e apresentar resultados ainda mais rápidos.
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