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Hoje , desenvolver estratégias, como link building, excelentes de Marketing Digital se tornou mais que uma opção para a empresa que busca alcançar seus objetivos com maior velocidade, como o aumento do número de clientes e, consequentemente, o de vendas.
Nesse sentido, uma estratégia de Marketing Digital que vem sendo muito utilizada pelas empresas, de uma forma geral, é o Link Building. Você sabe do que ele se trata e como usá-lo corretamente?
Neste artigo, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia e, principalmente, como usá-la corretamente, a partir de alguns passos básicos.
O que é Link Building?
Link Building é uma das principais estratégias de SEO. Para quem ainda não sabe, SEO é um conjunto de técnicas que buscam otimizar o processo de encontrabilidade/ranqueamento de uma página pelos algoritmos do Google.
Estão entre as principais estratégias de SEO, além do Link Building, o uso de palavras-chave e de código HTML para hierarquizar um conteúdo de um site, por exemplo, e assim, facilitar o trabalho de os robôs do Google de ranquearem tal página, oferecendo ela como resultado de uma pesquisa feita por um usuário, que pode ser um potencial cliente de sua empresa.
Link Building é uma estratégia que pode ser definida como um conjunto de práticas que tem por objetivo construir links externos que apontam para um determinado site. A intenção, com isso, é influenciar e melhorar a popularidade de tal página nos mecanismos de buscas, como é o caso do Google, além de, claro, gerar tráfego orgânico, ou melhor, oportunidades de negócios.
Uma agência de Marketing de Conteúdo brasileira referência na área define Link Building como um conjunto de estratégias de SEO que visa construir uma rede de links para uma página que direcionem tráfego e fortaleçam a sua autoridade diante dos sistemas de buscas.
É importante destacar que esses links podem ser externos ou internos. Links internos são, geralmente, da mesma empresa que adota o Link Building como estratégia para melhorar sua popularidade nos sistemas de buscas.
Esses links internos são, por exemplo, de blog, site ou páginas que possuam o mesmo domínio ou URL. Por sua vez, os links externos são conquistados de outros sites que tenham relação com os negócios de uma empresa.
Geralmente, recomenda-se que uma empresa invista em seu relacionamento com outras que possam promover o seu conteúdo, a partir de sites ou blogs de referência. É o caso, por exemplo, de algum blogueiro que atua no ramo de moda, tendo uma boa audiência.
Pode, nesse contexto, a empresa X criar um link, de origem de seu site ou blog, que pode ser utilizado pelo blogueiro em seus conteúdos para gerar tráfego para o site ou blog da organização X.
Por exemplo, pode uma empresa que atua comercializando produtos hospitalares inserir links em um de seus textos do seu blog que levem o leitor para artigos que estão no site da Organização Mundial da Saúde ou de qualquer outro site que seja referência na área. Para o Google, esse é um contexto que faz com que o site, página ou blog se torne mais relevante e de qualidade. O exemplo aqui é de link externo.
No entanto, cabe fazer um destaque. Não menos importante que o Link Building para garantir o sucesso do seu site ou blog é a experiência que poderá proporcionar ao seu usuário com essa prática. Em outras palavras, o que queremos dizer é que é fundamental preservar uma leitura fluída em seu conteúdo, de maneira a conquistar o seu potencial cliente, e não afastá-lo.
De nada adianta encher um conteúdo de links internos e externos se não é capaz de garantir que o potencial cliente fique nele o tempo esperado para a conclusão da leitura. Os links devem ter relação com o assunto abordado, para que assim o potencial consumidor possa, se for o caso, navegar por outras páginas para complementar o seu conhecimento.
Não se deve forçar a barra para fazer Link Building, pois pode negativar a experiência do leitor ou potencial cliente.
Importância de adotar o Link Building em sua estratégia de Marketing Digital
De forma geral, o que podemos dizer é que a prática de Link Building, além de melhorar o ranqueamento de uma página nos mecanismos de buscas, é capaz de garantir uma excelente experiência ao seu potencial cliente ou consumidor já fidelizado, considerando que fornece a ele a possibilidade de tomar conhecimento de um assunto de maneira mais completa.
Links, sejam internos ou externos, são responsáveis pela interligação de assuntos que estão ou devem estar relacionados. Os links podem levar o leitor/cliente para arquivos, pesquisas, vídeos, outros sites, artigos de blogs etc., e, assim, fazer com que ele tenha uma excelente experiência.
Isso é algo positivo para a marca que busca melhorar a experiência do cliente ou potencial cliente em seu site.
Além disso, os links podem levar o leitor ou consumidor para páginas de produtos e/ou serviços que comercialize. Tudo de maneira previamente planejada. Nesse caso, a adoção dessa estratégia é pontual, uma vez que leva o consumidor diretamente para as suas páginas comerciais.
Não é demais citar alguns estudos que comprovam que o Link Building é uma estratégia que pode garantir excelentes resultados para as ações de marketing de uma empresa.
Segundo uma pesquisa desenvolvida pela NeilPatel, uma estratégia efetiva de Link Building pode gerar mais de 2 milhões de visitantes, desde que, certamente, seja investido em links de qualidade, sejam eles internos ou externos.
A empresa, na verdade, passou a linkar em seu blog um infográfico de terceiros com o objetivo de gerar valor para o seu blog e atrair visitantes. O resultado ficou acima do esperado, tendo em vista que alcançou a marca de 2 milhões de visitantes.
A partir disso, pode-se ter noção a respeito da importância do Link Building para a estratégia de crescimento de uma marca que atua no ambiente digital, vendendo produtos e serviços.
Como desenvolver uma estratégia de Link Building eficiente? Aprenda isso em alguns passos
Agora que tem conhecimento sobre o que é Link Building, compreendendo melhor o seu conceito, fica, sem dúvida alguma, mais fácil compreender como essa solução pode ser aplicada efetivamente em seu negócio e, principalmente, em seu site.
A seguir, apresentamos as principais práticas em torno dessa estratégia de SEO. Confira:
Passo 1 – Invista em Marketing de Conteúdo
Uma das primeiras coisas que precisa fazer para trabalhar de forma eficiente com Link Building é investir em Marketing de Conteúdo. É uma estratégia que busca atrair o cliente a partir do fornecimento de conteúdos que tenham relação não apenas com os interesses da empresa, mas, sobretudo, com os dos públicos que esta busca atingir.
O Marketing de Conteúdo se vale de diversas técnicas para alcançar seus objetivos, um deles, por exemplo, é a aplicação do Link Building.
Mas por que é preciso investir em Marketing de Conteúdo? Antes de correr atrás de links internos e externos de qualidade, é preciso, primeiro, garantir que os usuários ou potenciais clientes vão gostar daquilo que encontrarem em seu site ou blog.
Por essa razão, busque criar conteúdos com alto valor, que façam com que o leitor sinta vontade de compartilhá-los, gerando, assim, links para o seu site ou blog.
Alguns tipos de assuntos que são mais facilmente compartilhados são, segundo agências de conteúdos:
- – Posts com tópicos bem organizados e estruturados;
- – Conteúdos interativos;
- – Infográficos;
- – Guias completos.
Passo 2 – Faça guest posting
Guest posting é uma estratégia que consiste na criação de conteúdos para um blog, só que na posição de convidado. Explicando melhor, você produz um post relevante para um blog de terceiro e, em troca, este possibilita que introduza links no conteúdo que levem o leitor para o seu site ou artigos do seu blog.
Ao fazer isso, o terceiro gera tráfego para o seu site ou blog, bem como transfere um pouco de sua autoridade para você.
Todavia, cabe fazer uma observação em relação a essa estratégia. Para que ela alcance resultados de excelência, é essencial considerar a seguinte questão:
O público do blog para o qual vai escrever como convidado, deve se aproximar do perfil do público de sua empresa. Não faria sentido algum, por exemplo, escrever para um site que não tem relação com os negócios de sua empresa. Observando isso, poderá alcançar resultados melhores, como o aumento do tráfego orgânico.
Por exemplo, se a sua empresa atua no ramo de serviço de marketing digital, talvez valha a pena formar parcerias com sites referências na área para escrever posts como convidado e, assim, direcionar parte do público leitor desses sites para o seu, gerando tráfego orgânico, que pode se transformar em uma excelente oportunidade de negócio.
É muito comum sites de referência, que atuam não comercializando produtos e/ou serviços, mas com notícias relacionadas a um determinado nicho, abrir espaço para que empresas gerem conteúdos que podem agregar valor não apenas à marca, mas sobretudo a esses sites.
Passo 3 – Invista em co-marketing
Outra forma de conduzir de forma eficiente uma estratégia de Link Building é investindo em co-marketing. É uma estratégia que une duas ou mais empresas com o objetivo de criar produtos, bem como de inserir links que levem o leitor para os seus sites ou blogs.
O caso, por exemplo, de um e-book que é criado com diversos links que direcionam o leitor para o site X ou Y. É uma estratégia que tem dado certo, vale dizer. Todavia, para que alcance resultados de excelência, é fundamental criar um produto que seja relevante para o público a que ele se destina.
Do contrário, as empresas poderão colher resultados abaixo do esperado, colocando assim o seu crescimento em risco.
Uma forma de sondar os interesses dos clientes ou potenciais clientes que busca atingir é fazendo uma pesquisa. Tendo isso em mente, fica mais fácil criar a solução certa, que seja capaz de atender as necessidades de quem busca atingir.
Passo 4 – Insira links internos em seus conteúdos para blogs
Uma forma de alcançar bons resultados com Link Building é inserindo links internos nos posts que produzir para o seu blog. Fazendo isso, estará colaborando para que o seu site ou URL seja ranqueada pelo Google, mas também poderá garantir uma experiência melhor para o seu cliente.
Todavia, não force a barra ao utilizar links internos em seu post. Recomenda-se colocar de três a cinco links em um conteúdo que tenha 500 palavras, por exemplo. Isso torna a experiência de leitura mais rica.
Outro ponto a se destacar com relação a essa estratégia é que deve colocar links que tenham relação com o conteúdo que foi produzido. Se o assunto do conteúdo é sobre marketing de conteúdo voltado para pequenas empresas, talvez valha a pena colocar links que tenham relação com gestão eficiente, forma de alcançar resultados ou dicas para uma estratégia de marketing digital poderosa.
Ao fazer isso, poderá aumentar o tráfego orgânico do seu site, uma vez que poderá levar o leitor ou potencial cliente para outros artigos do seu blog.
O ideal é elaborar conteúdos que tenham relação entre si. Por exemplo: marketing digital, marketing de conteúdo, gestão e marketing de conteúdo etc. Assim, você cria uma rede de links em torno do seu blog.
Passo 5 – Aposte em uma assessoria de imprensa
Por fim, invista em uma assessoria de imprensa, que conte com pessoas que tenham um bom relacionamento com jornalistas ou empresas que atuam como meios de comunicação.
Uma assessoria de imprensa pode gerar mídia espontânea para a sua empresa em portais de notícias populares e, assim, fazer com que alcance seus objetivos de maneira mais rápida.
Abordar um assunto que seja de interesse público, e não apenas comercial, e, com isso, fazer com que a sua marca alcance a visibilidade que deseja.
É uma recomendação da maioria das agências que atua com Link Building.
Como visualizamos, é preciso considerar uma série de questões para obter sucesso em uma estratégia de Link Building. Agora que sabe disso, fique atento e anote as dicas que damos.
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