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Para sobreviver a essa crise por conta do novo Coronavírus, empresas de todos os portes e segmentos estão sendo obrigadas a se reinventarem em diversos aspectos, principalmente na forma de se comunicarem e atenderem o público, e é aí que entram as técnicas de marketing digital.
Em meio a tantas incertezas, com os comércios, em sua maioria, de portas fechadas e sem previsão de reabertura, além da imposição das medidas de isolamento social, esse é o momento de pensar estrategicamente para que o seu negócio consiga enfrentar as circunstâncias e sobreviver a esse cenário de extrema imprevisibilidade.
E se a presença no ambiente digital já era considerada de grande importância para qualquer organização, na atual conjuntura é a única forma de se manter ativa, prospectando novos clientes e mantendo a comunicação com o seu público. Os negócios que funcionavam exclusivamente em lojas e espaços físicos foram surpreendidos não só pela pandemia, mas pela urgência em migrar rapidamente para a internet.
Por isso, neste artigo, vamos abordar sobre as principais tendências de marketing digital em tempos de crise.
Humanização da marca
Também conhecido como marketing humanizado, essa primeira tendência também é uma das principais dicas para qualquer empresa que ainda não tenha estabelecido “uma personalidade” no ambiente on-line. Basta observar que pessoas não seguem marcas, pessoas seguem pessoas.
Segundo uma pesquisa divulgada num portal de notícias americano, cerca de 70% dos consumidores preferem ser atendidos por um humano, mesmo em um ambiente virtual, a tratar com um representante digital de atendimento, como um chatbot (robô). Além disso, 61% acham importante receber uma comunicação personalizada, seja por e-mail, chat ou mídias sociais.
Essa sensação de proximidade e segurança que a humanização da marca proporciona é um dos principais fatores para que haja o engajamento do cliente com a empresa.
Além disso, o marketing humanizado prevê uma boa experiência durante todo o processo de compra, criando um relacionamento com o lead – potencial cliente – em todas as etapas do funil de vendas. E, em tempos de crise, esse é um diferencial competitivo importante para sair na frente da concorrência.
Para implantar essa técnica não há uma receita de bolo, cada organização tem suas particularidades e pode passar por um processo de humanização diferente. Mas não hesite em utilizar abordagens baseadas em aspectos emocionais, de empatia, éticos, sustentáveis e de responsabilidade social.
Marketing de conteúdo
Esse é o momento ideal para criar autoridade e aumentar o reconhecimento da sua marca no ambiente on-line, utilizando além de conteúdo, as regras de SEO. E a melhor forma de fazer isso é apostar em um bom marketing de conteúdo, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes e não se contentam apenas em consumir, mas buscam informações para tomar as melhores decisões.
Além de ser mais uma forma de a sua marca se manter presente e disponível, por meio de conteúdos relevantes e informativos, o marketing de conteúdo proporciona o fortalecimento das relações com o consumidor, de forma a criar laços de confiança, o que permite uma melhor compreensão por parte da empresa sobre os anseios e desejos do seu público-alvo. Com isso, é possível criar uma forte vantagem perante os seus concorrentes.
Ademais, somar essas ações a uma estratégia de inbound marketing representa a fórmula ideal para a atração de novos leads e a conquista de clientes, essenciais para qualquer negócio on-line. O investimento em anúncios e campanhas também se mostram igualmente importantes para aumentar o alcance do público.
Afinal, tudo indica que o mercado nunca mais será o mesmo, e a forma de captar e conquistar clientes também não.
Observe mudanças de comportamento
Com as medidas de prevenção à Covid-19, a sociedade passou a adotar novos hábitos na sua rotina, o que reflete em mudanças no seu comportamento em diversos aspectos, como o fato de a maioria passar um tempo significativo em casa, o que, consequentemente, aumentou a demanda por produtos e serviços da internet.
Esse é o cenário em que o marketing digital deve ser trabalhado ainda com mais força e acompanhar as mudanças rumo ao “novo normal”.
Por exemplo, um dos recursos de comunicação que tem ganhado cada vez mais espaço é o podcast. E essa é uma das apostas certeiras de muitas empresas que identificaram nesse formato, uma oportunidade de aumentar a sua audiência ou mesmo de substituir o seu serviço durante a quarentena.
Outro recurso em alta são os vouchers ou vale-compras, uma vez que não há comércios físicos com as portas abertas, e a única saída para presentear alguém é com um produto vendido pela internet e, para não ter erro, entra em cena o consumo desses vales.
Da mesma forma, investir em técnicas de remarketing e segmentação de leads, transmitindo a mensagem certa para a pessoa certa e no momento certo, são ações que dão aquele “empurrãozinho” ao lead qualificado. Ou seja, aquela pessoa que já considera realizar a compra e só precisa ser convencida de que a sua opção é a melhor.
E, por último, juntando todas as tendências citadas neste artigo, de humanizar, se relacionar e se adaptar à nova realidade, mostre ao público como a sua empresa está gerenciando as adversidades e se empenhando para proporcionar a melhor experiência neste momento de crise.
Seja por meio do e-mail marketing, para uma abordagem mais personalizada, ou pelas redes sociais, de forma mais massiva, crie uma estratégia de relacionamento com base nos anseios e dificuldades que o seu público passa nesse momento.
Nesse contexto, vale ressaltar, também, a importância de adotar a estratégia de multichannel, ou multicanais, neste momento apenas no âmbito on-line, enquanto uma forma de alcançar a sua persona – cliente ideal – em diversos canais.
Ao disponibilizar a sua marca e seus conteúdos no maior número possível de canais, maiores as chances de ser encontrado na internet da maneira que for melhor para cada consumidor, há quem prefira alguma rede social, outros por blog, chat, site, etc.
Por fim, dentre as dificuldades enfrentadas pelas empresas neste momento, tenha em mente que se podem abrir outras possibilidades que façam com que você saia mais forte do que antes. Essa é a importância da resiliência e de se reinventar, ainda mais utilizando do Marketing Digital de forma eficiente. Toda crise, apesar dos pesares, sempre gera uma oportunidade.