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Para que uma empresa que atua no e-commerce se destaque, é fundamental que ela não só conte com uma estratégia de marketing digital eficiente, mas também que saiba como indexar de forma rápida e correta as páginas do seu site ou loja virtual no Google.
Fazendo isso, o seu negócio pode ser facilmente achado pelos seus clientes e potenciais clientes, de maneira a aumentar suas vendas e, consequentemente, a receita, bem como a sua presença no ambiente digital.
Você sabe como fazer isso? Em caso de resposta negativa, continue a leitura. Aqui, apresentamos algumas dicas incríveis que podem lhe ajudar. Confira!
Forma de operação do Google (sistema de busca)
Antes de conhecer as dicas que podem lhe ajudar a indexar com maior facilidade e rapidez o seu site, vale a pena, primeiro, conhecer a forma de funcionamento do Google, ou melhor, como essa empresa opera. É assim que poderá traçar estratégias para que esse processo ocorra com eficiência, melhorando os seus resultados.
Então, a primeira coisa que precisa saber é que o Google possui robôs ou algoritmos que são responsáveis por buscar bilhões de páginas quando um usuário faz uma pesquisa a partir do seu sistema de busca, aquele que a maioria das pessoas utilizam para encontrar artigos, produtos, serviços, entre outros produtos. Essa é uma característica do consumidor moderno, a qual a sua empresa deve ficar atenta.
Para fornecer resultados precisos e assertivos aos seus usuários, os robôs do Google levam em consideração uma série de fatores. É alcançando esses fatores que a sua empresa poderá melhorar a indexação de suas páginas no Google, de forma a atingir os seus objetivos com maior velocidade.
A seguir, conheça os principais em formato de dicas.
Dicas/fatores que devem levar em consideração para indexar seu site no Google
Crie uma URL amigável
O robô do Google ao fazer a pesquisa que destacamos, considera, entre outras coisas, a URL do site ou das páginas para assim fornecê-los como resultados em seu sistema de busca.
Assim, a primeira e mais simples dica é criar uma URL amigável, que seja capaz de ser facilmente lida pelo algoritmo do Google.
Para quem ainda não sabe, o que é raro, vale dizer, URL é, dito de forma simplificada, o endereço de uma página. Por exemplo: www.marketing.com.br/resultadoseficientes. Funciona como um localizador de uma página, que pode ser uma loja virtual.
Uma URL amigável conta, geralmente, com uma descrição acessível e facilmente lida. Por exemplo, não é mais fácil compreender a URL acima do que esta (www.6627.com/iduyanish)? Certamente sim. O Google leva isso em consideração.
Desenvolva um blog atrativo
Criar um blog também pode fazer a diferença para uma empresa que busca melhorar a sua indexação no Google. Como um blog pode ajudar?
Um blog é um espaço onde pode publicar materiais como texto, vídeo e imagem, o que aumenta suas chances de obter o percentual de indexação no Google desejado.
Todavia, cabe salientar que não é apenas criar o blog e pronto, o seu problema estará resolvido. É necessário investir em conteúdos de qualidade, para que assim o Google veja o seu blog como uma excelente opção de recomendação para seus usuários, principalmente aqueles que procuram por serviços ou produtos relacionados ao que a sua empresa fornece.
O Google valoriza, cumpre dizer, conteúdos completos, que sejam capazes de sanar a dúvida dos seus usuários sobre determinados produtos, serviços ou ideias. Quanto mais o conteúdo for completo e denso, melhor para a sua empresa.
Uma forma de elaborar conteúdos atrativos e completos, bem como otimizados, é investindo em marketing de conteúdo. É uma estratégia do marketing digital que tem como principal objetivo atrair clientes a partir do fornecimento de conteúdos de qualidade, que podem não apenas gerar valor comercial para uma empresa, mas também educar clientes e potenciais consumidores.
Adote técnicas de SEO
Além de ser necessário investir em conteúdos de qualidade, é fundamental adotar técnicas de SEO (otimizadores de buscas). As técnicas de SEO, como já dito, funcionam como uma forma de acelerar a sua indexação pelos algoritmos do Google.
Hoje, existem diversas técnicas que podem contribuir para que alcance o nível de indexação desejado. Uma delas é o uso de palavras-chave.
Por exemplo, utilizar dentro de um texto a palavra-chave “marketing digital SP” por três vezes. Assim, quando algum empresário utilizar o sistema de busca do Google com essa palavra-chave, o algoritmo dessa plataforma poderá recomendar o seu site nos resultados gerados.
Com isso, o site de sua empresa poderá receber mais visitas e assim realizar mais vendas.
Invista em link building
Outra forma de facilitar e acelerar o processo de indexação de suas páginas no Google é investindo em link building. É uma estratégia que gera valor para o seu blog, fazendo com que ele fique mais completo para o apreço do leitor ou potencial consumidor.
Tecnicamente falando, link building consiste em uma estratégia que busca introduzir em conteúdos (com formatos diversos, como texto e vídeo, por exemplo) links internos e externos com o objetivo de fazer os robôs do Google lerem mais rápido e, assim, promover uma indexação.
No entanto, cabe salientar que esse processo exige alguns cuidados. Entre eles, podemos destacar a necessidade de inserir links que levem o leitor para conteúdos de qualidade, referências, seja dentro ou fora do domínio/URL da empresa.
Recomendam-se colocar links de autoridades no assunto. Por exemplo, se a sua empresa está falando sobre marketing digital em uma pauta, por que não colocar links que levam o leitor para obras ou artigos de Philip Kotler, um dos pesquisados que é referência em marketing?
Por que isso? Porque quando alguém pesquisar pelo nome Philip Kotler no sistema de busca do Google, o seu algoritmo pode indicar seu blog, aumentando assim o seu tráfego orgânico.
Como se pode ver, é preciso considerar vários fatores para que o seu site, blog ou páginas seja indexado no Google de maneira mais fácil e rápida. Agora que conhece alguns deles, adote-os.
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