O que é uma Scale-up? Conheça as principais empresas

Reading time: 6 minutes

É do conhecimento de todos a existência das empresas Start-up, seu conceito já foi bastante difundido e já é bastante popular entre as pessoas. Várias empresas que hoje são gigantes no mercado, começaram como Start-ups. Porém, conforme esses negócios foram crescendo, um novo conceito surgiu: o Scale-up.

Basicamente, as scale-ups são empresas que cresceram o suficiente para que se tornassem altamente escalavéis. Esse termo costuma ser aplicado a essas empresas que apresentam um crescimento substancial de pelo menos 20% ao ano, durante pelo menos três anos. Mas nesse artigo traremos mais informações sobre esse tipo de empresa e suas principais características. Continue a leitura!

O que é uma empresa Scale-up?

A tradução do termo scale-up, do inglês, seria algo como “crescimento rápido ou acelerado”. Como dissemos anteriormente, ao apresentar um crescimento de no mínimo 20% e por pelo menos três anos consecutivos, ela já pode ser considerada uma scale-up. Esses critérios filtram muito os negócios que podem ser enquadrados nessa categoria.

O cálculo desse crescimento pode ser feito de várias formas, como mensurando o faturamento anual da empresa ou pela quantidade de funcionários que a empresa possui.

É um erro comum confundir as scale-ups com as start-ups, mas são empresas completamente diferentes. Nem toda start-up possui o potencial e o crescimento necessário para ser classificado dessa forma, e nem toda empresa grande é uma scale-up. É necessário que ela atenda aos requisitos de crescimento que citamos anteriormente. Mas trataremos dessas diferenças no próximo tópico.

O que são start-ups e scale-ups?

Como citamos no tópico anterior, a classificação da scale-up está diretamente relacionada ao crescimento da empresa. Não é obrigatório que uma scale-up tenha sido um start-up em seu início, empresas que iniciaram tradicionalmente também podem se tornar start-up conforme apresentar o crescimento necessário para essa nomenclatura. Em contrapartida, toda start-up possui o potencial para se tornar uma scale-up.

A confusão com os termos está ligada à popularidade que as start-ups tiveram nos últimos anos, ganhando muita notoriedade com as empresas que obtiveram sucesso e se tornaram gigantes no decorrer dos anos, como a Uber, Airbnb e iFood. Essas marcas ganharam fama e são reconhecidas pelo seu crescimento excepcional.

Devido à fama que esses aplicativos possuem, existe o mito de que somente as empresas de tecnologia podem se tornar scale-ups, mas isso está muito longe da realidade. Apenas uma pequena parcela das scale-ups são do ramo tecnológico, existem empresas de diversos ramos que apresentaram esse crescimento notável.

Além disso, é necessário que as empresas apresentem um modelo de negócios escalável e que possa ser replicado exponencialmente sem a necessidade de altos investimentos. Isso faz com que os termos sejam confundidos, e em alguns casos, são considerados sinônimos, sendo utilizado para se referir a todas as start-ups que se tornaram um negócio exponencial.

Como as organizações crescem?

O que todos quem saber: como essas empresas alcançam um sucesso tão grande? Essa é a principal questão relacionada às scale-ups, principalmente com relação aos métodos utilizados para alcançar esse crescimento. Veja nos próximos tópicos as principais atitudes adotadas por essas gigantes em sua gestão de negócios e que podem ajudar o seu negócio a alcançar o sucesso:

Estabeleça um parâmetro no processo de contratação

Faz parte da evolução de toda a empresa o crescimento da equipe, mas é necessário que a seleção seja feita cuidadosamente e seguindo critérios adequados que atendam às necessidades do negócio. Para que esse processo seja realizado da melhor maneira possível, a empresa pode contar com ferramentas que otimizem o processo seletivo e selecionem os melhores candidatos.

Opte por um local de trabalho expansível

Uma empresa que cresce rapidamente necessita que o local de trabalho acompanhe esse crescimento. Imagine uma empresa em expansão, que contrate mais funcionários para atender às novas demandas. Todos esses funcionários terão que se adaptar em um espaço que não comporta tantos colaboradores, e isso pode gerar uma queda na produtividade, devido à insatisfação por parte dos funcionários, uma vez que o ambiente de trabalho não será adequado.

Para evitar adaptações emergenciais, é importante que haja investimentos em modelos de escritórios mais flexíveis, como os espaços de coworking. Nesse tipo de espaço, é possível contratar salas de acordo com a necessidade do seu negócio. A empresa não precisa arcar com grandes reformas, uma vez que toda a infraestrutura do local é garantida pela administradora, incluindo mobiliário, iluminação, internet, entre outros.

Valorize o trabalho remoto

O trabalho remoto abre uma janela de oportunidades muito maior para as empresas do que se manter apenas em escritórios físicos. Isso porque é possível alcançar localidades e colaboradores em qualquer lugar do país o do mundo, podendo manter a sede em seu local de escolha e os trabalhadores podem prestar seus serviços de qualquer lugar. Junto ao conceito dos escritórios compartilhados, a sua empresa poderá desfrutar de múltiplos benefícios.

Além dos aspectos citados, é importante que a empresa possua em sua essência e na mentalidade dos seus funcionários, um Mindset Digital.

O que é tração em uma start-up?

A tração faz parte de uma das etapas mais importantes de uma start-up, a fase de maior maturidade, o topo que a empresa busca atingir. Nessa etapa, o foco da empresa é crescer, por esse motivo é preciso iniciar a tração com rodadas de investimentos e aportes financeiros para a sua alavancagem.

Existem algumas dicas que podem ajudar a empresa nessa etapa:

  • Atenção ao fluxo de caixa para que o capital da empresa seja aplicado e administrado da melhor forma possível;
  • Atualize constantemente o Modelo de Negócios da sua empresa, para que ele esteja sempre alinhado com os objetivos do seu negócio;
  • Defina métricas para cada um dos processos da sua start-up. A fase das ideias já passou, agora é o momento de se focar em obter resultados.

É muito importante para a empresa, nesse momento, é que ela atinja a escalabilidade, ou seja: o seu negócio precisa apresentar potencial de crescimento sem que perca a sua essência inicial. Para atingir a escalabilidade que todos procuram, o Modelo de Negócio precisa ser sólido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *