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Business Intelligence (BI) é um termo bastante antigo e conhecido no meio empresarial e de tecnologia. Entretanto é comum que muitas empresas ainda tenham dúvidas sobre a sua importância e as aplicações nos negócios. Essa estratégia combina técnicas e ferramentas específicas, como análise de mercado e de métricas e a mineração de dados, para colher o máximo de informações relevantes e transformar tudo isso em recursos valiosos para o negócio. Quer saber mais sobre como o Business Intelligence (BI) pode ajudar a sua empresa? Então continue acompanhando esse artigo até o final.
O que é Business Intelligence (BI)
Até alguns anos atrás era bastante comum que os empresários precisassem contar com um feeling aguçado ou mesmo a intuição para gerenciar bem sua empresa. Mas hoje em dia você não precisa mais contar exclusivamente com a sorte. O Business Intelligence (BI) é o caminho para ter uma gestão mais assertiva e eficiente. Business Intelligence (BI), que pode ser traduzido como Inteligência de Negócios, é um conjunto de ações e processos que captam dados brutos e que muitas vezes parecem desconexos, e transforma-os em informações ricas e relevantes para auxiliar gestores a tomar melhores decisões. Por meio dessa estratégia é possível compreender tendências e ter insights importantes. E não pense que o Business Intelligence (BI) é apenas uma ferramenta. É muito mais do que isso. A tecnologia é utilizada na captação e análise, mas a grande vantagem é a inteligência de dados envolvida que consegue transformar esses bits brutos em informações que podem impactar diretamente decisões estratégicas, táticas e operacionais de uma organização.
Qual o principal objetivo do Business Intelligence (BI)
O principal objetivo de utilizar o Business Intelligence (BI) no seu negócio é oferecer recursos confiáveis, baseados em dados reais e não em suposições, para nortear as decisões da sua empresa. O resultado é proporcionar mais agilidade para o negócio, para que seja possível aproveitar as melhores oportunidades. As ferramentas e aplicativos de Business Intelligence (BI) absorvem toda complexidade envolvida na coleta e na interpretação dos dados. Em seguida geram relatórios aprofundados sobre as informações relacionadas. Os sistemas que analisam esses dados são os chamados OLAP (Online Analytical Process).
Quais são os principais benefícios do Business Intelligence (BI) para a empresa?
Não há dúvidas de que as empresas que já se renderam ao Business Intelligence (BI) são capazes de tomar melhores decisões. Entretanto talvez você ainda não esteja convencido sobre a importância disso, ou ainda não veja todos os benefícios envolvidos:
Redução de custos
Decisões tomadas por impulso ou por intuição correm o risco de serem incorretas, e no caso de uma empresa, a falta de assertividade gera prejuízos financeiros importantes. Quando você tem dados que demonstram as preferências dos consumidores e consegue uni-los às informações de vendas da sua empresa, é possível melhorar os investimentos e assim reduzir custos que antes eram feitos desnecessariamente.
Ajuda no planejamento de gestão
É muito comum que as empresas tenham relatórios e mais relatórios sobre a operação, as vendas e até sobre projeções do mercado, mas não saibam o que fazer efetivamente com tudo isso. O Business Intelligence (BI) organiza e agrupa essas informações de maneira lógica e eficiente, facilitando a percepção daquilo que realmente é relevante e permitindo que a empresa faça um planejamento adequado e realista para o negócio. Assim o gestor consegue entender mais sobre a concorrência e sobre os consumidores e também sobre as perspectivas e oportunidades existentes no mercado.
Auxilia na tomada de decisões
Ações assertivas partem de dados concretos alinhados aos interesses da empresa e dos clientes. Com acesso a essas informações, a tomada de decisões se torna muito mais rápida e eficiente, permitindo que a empresa não perca oportunidades.
Reduz erros e riscos
Com todas as informações disponíveis os riscos podem ser previstos e antecipados, evitando problemas graves e minimizando possíveis prejuízos financeiros e/ou de imagem.
Aperfeiçoa métricas e indicadores
Um negócio de sucesso precisa ter metas e objetivos e acompanhar os resultados. Para isso são definidos KPI’s (Key Performance Indicator ou indicadores-chave de desempenho). Nós já falamos sobre os KPI’s em outro artigo onde você pode saber mais sobre esse assunto. Mas é fundamental escolher corretamente os KPI’s que serão acompanhados e obter dados consistentes. O Business Intelligence (BI) oferece todos os recursos para obter dados claros e precisos, ideais para a mensuração de resultados.
Fidelização de clientes
A fidelização de clientes hoje é o ponto-chave para ter renda recorrente e garantir o crescimento da empresa. Para isso, é fundamental conhecer bem o cliente e atender suas necessidades e desejos de maneira adequada, mostrando valor ao consumidor. Ao invés de criar publicações massificadas e abrangentes a sua empresa precisa fazer divulgações direcionadas, que gerem conexão com o cliente. Para isso as informações geradas pelo Business Intelligence (BI) são fundamentais. Dessa forma, a inteligência de dados contribui para a fidelização do cliente e, consequentemente, para o aumento da receita.
Promove a alta performance dos profissionais envolvidos
A produtividade e a performance dos profissionais envolvidos nos processos de uma empresa são fundamentais para o seu crescimento. Profissionais que trabalham com metas e objetivos claros e que recebem informações precisas podem usar todo o seu potencial direcionado para os resultados desejados. Nós também temos um artigo aqui no blog que fala sobre a aplicação da alta performance nos negócios digitais, que pode te ajudar a entender melhor sobre esse tema.
Como usar Business Intelligence (BI)
O Business Intelligence (BI) exige uma mudança de cultura empresarial. É preciso que os gestores e todos os profissionais envolvidos na tomada de decisões acreditem nos dados e na aplicação deles. Os processos devem ser seguidos e é necessária uma preocupação em relação à qualidade e à integridade dos dados. Para isso é fundamental que a equipe esteja engajada. A tecnologia precisa estar inserida na empresa, por isso o passo seguinte é contratar softwares e ferramentas que ajudam a coletar dados de maneira eficiente. Hoje já existem diversas ferramentas disponíveis que ajudam a coletar e interpretar os dados, e vamos falar sobre as principais um pouco mais a frente. Depois é preciso definir os objetivos da empresa e também quais informações são relevantes para alcançá-los. Faça um filtro sobre os dados necessários para e comece a cruzá-los. O início desse processo pode ser trabalhoso e demorado. Até que você entenda quais são esses elementos pode haver erros, mas com o tempo as informações ficam mais claras e o conhecimento sobre o seu negócio se aprofunda.
Principais ferramentas de Business Intelligence (BI)
Como já falamos, existem diversas ferramentas de Business Intelligence (BI) disponíveis no mercado, cada uma com funções e propostas diferenciadas. Algumas são pagas e outras são gratuitas, uma boa forma de começar a aplicar. Para escolher a ideal para a sua empresa é fundamental considerar alguns critérios como estabilidade da ferramenta, a facilidade de uso e o custo-benefício. Se você ainda não tem experiência e não sabe como avaliar o que sua empresa necessita pode contratar uma consultoria especializada para ajudar nesse processo. Veja algumas das principais ferramentas de Business Intelligence (BI) utilizadas:
Microsoft Power BI
Esse é um dos pacotes de ferramentas mais utilizados do mercado, justamente por ser bastante intuitivo e completo e permitir análises rápidas de bancos de dados locais ou planilhas de Excel. Existe a versão gratuita, na modelidade de experiência, que introduz o gestor no mundo dos dados, porém é na versão Pro que a ferramenta se destaca, permitindo uma análise mais aprofundada dos dados brutos e gerando relatórios mais eficientes.
Google Data Studio
Outra ferramenta bastante utilizada, 100% online e gratuita, que permite à empresa visualizar e personalizar os painéis informativos de dados. Uma das principais vantagens é que ela permite conectar várias fontes de dados, além de compartilhar insights com a equipe.
QlikView
Uma plataforma com grande reconhecimento no mercado que recebe destaque, principalmente, por causa da facilidade de uso. Pode ser implementada na nuvem, no formato on-premise ou como uma solução de Saas completa. Um dos principais diferenciais é o mecanismo associativo. Ela consegue oferecer insights ocultos, que muitas vezes passam despercebidos pela avaliação humana. Outras vantagens são a possibilidade de fazer perguntas personalizadas, permitindo a implementação de ações próprias de acordo com o diagnóstico, também a exibição de dados em tempo real e a possibilidade colaborativa de vários usuários de maneira simultânea.
Tableau
É uma das ferramentas mais completas já que ela auxilia em todas as etapas do processo, desde a captação de dados até o compartilhamento dos relatórios. Ela é bastante visual, facilitando a estruturação dos dados e reduzindo o tempo e a complexidade de cada processo. O Tableau também permite conectar diversas fontes de dados, tanto banco de dados como planilhas, e combina todas as informações gerando insights importantes. Os dados podem ser analisados em tempo real e ainda é possível criar projeções de tendências e fazer correlações personalizadas. Um dos principais diferenciais é contar com versões personalizadas para nichos específicos como financeiro, saúde, manufatura, recursos humanos, marketing e vendas.
ThoughtSpot
Uma ferramenta criada por uma equipe de engenheiros de diversas empresas do Vale do Silício, como Oracle, Google, Yahoo e Microsoft. O principal diferencial é a interface que tem como base pesquisas com avaliações em escala. Os dashboards e relatórios podem ser criados de maneira personalizada ou automática, facilitando a análise e a percepção das informações.A possibilidade de fazer perguntas naturais também está presente, assim como a conexão com diversas fontes de dados, como redes sociais, plataformas corporativas e bancos de dados relacionados. Outra vantagem é a infraestrutura robusta, que oferece recursos de segurança e governança de dados, permitindo a personalização de acessos de cada usuário.
Como implementar o Business Intelligence (BI) na sua empresa
Muitas empresas que já têm processos de Inteligência de Dados ainda subestimam o seu uso, e com isso não aproveitam todas as possibilidades da estratégia. A primeira vista pode parecer um bicho de sete cabeças a implementação do Business Intelligence (BI) na sua empresa, mas não se assuste, é possível fazer isso em etapas. Por isso vamos falar agora de 4 etapas necessárias para inserir a sua empresa no mundo a inteligência de dados.
Comece pequeno
Apesar de o Business Intelligence (BI) envolver toda a organização, você pode iniciar apenas em um setor ou em um projeto específico. Isso reduz a complexidade dos processos, já que eles serão em menor escala. Com o fracionamento do processo em etapas você terá mais clareza sobre os desafios e conseguirá fazer perguntas mais específicas. É comum que cada empresa tenha um problema diferente e iniciando com foco nele você conseguirá obter resultados mais rápidos.
Descubra quais informações são necessárias
Existe uma infinidade de dados possíveis, com um volume excepcional, e se você não tiver foco pode acabar fazendo uma grande confusão. Então é importante simplificar e definir quais informações são mais importantes para o processo e onde encontrá-las. Depois descubra quais ferramentas podem ajudar sua análise da melhor forma. Com todos os recursos em mãos é hora de filtrar e captar os dados e analisar as mudanças necessárias inferidas das ferramentas.
Faça perguntas
Questione cada informação e tenha objetivos. Junte seu time nesse processo. Essa é a forma mais eficiente para gerar insights valiosos para o seu negócio. Pessoas diferentes conseguem interpretar os dados com outras visões e isso é importante para não deixar passar despercebidas oportunidades, prejudicando o projeto.
Avalie o seu processo
O Business Intelligence (BI) não deve ser visto como um processo fixo ou imutável, mas sim como uma estratégia viva, que interage e evolui com a inteligência. Depois de colocar em prática todas as ideias inferidas desse processo, é a hora de acompanhar, medir e analisar os resultados. Isso proporciona maturidade ao seu projeto. Funciona como um ciclo de melhoria contínua, que deve ser aperfeiçoado constantemente através de um monitoramento cuidadoso. Sempre é possível fazer novas perguntas e mudar a forma como os dados são analisados.
Conclusão
Como você pode ver o Business Intelligence (BI) é uma estratégia que contribui muito com o crescimento da empresa, mas exige empenho e mudanças por parte de todos os profissionais envolvidos. No futuro ainda teremos mais inovações, como a incorporação de análises aumentadas, oferecendo ainda mais insights importantes para os negócios. Claramente as empresas que já utilizam a inteligência de dados nos seus processos de tomada de decisão estão um passo a frente da concorrência e têm mais chances de se destacar no mercado.
Quer saber mais sobre a estratégia de Business Intelligence (BI)? Continue lendo nossos artigos e saiba como aproveitar o máximo dessas ferramentas.