3 sinais de que a sua empresa precisa de uma consultoria de marketing

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Em um cenário cada mais concorrido, o mercado de trabalho diariamente precisa ser reinventado. Estratégias de marketing que atraiam consumidores precisam ser constantemente criadas e renovadas, pois a concorrência é alta e as tendências costumam mudar em um piscar de olhos, não é mesmo?

É preciso estar alinhado com as expectativas, estar por dentro dos lançamentos e novidades para não ficar para trás, mas nem sempre temos consciência ou mesmo bagagem para realmente constatar se estamos tomando os melhores caminhos para alcançar nossas metas.

No que diz respeito ao marketing, toda empresa deve investir em boas estratégias, formas e fórmulas para manter sua marca ativa, valorizada e lucrativa. Contudo, quais são os melhores caminhos para se trilhar quando queremos manter nossa marca em voga no mercado? Nem sempre temos as melhores estratégias, seja por falta de dados, experiência ou tempo.

E então, será que é preciso o apoio de uma consultoria de marketing?

Neste artigo, separamos alguns indícios de que sim, você e qualquer outro empresário que visa sua empresa sempre a alçar os maiores voos, precisa da ajuda de uma consultoria de marketing. Então, continue a leitura e descubra os principais sinais que fazem uma empresa recorrer a esse serviço!

Sua marca está alcançando os parâmetros que você quer?

A linha de frente de qualquer negócio é sua marca: é ela quem “dá a cara a tapa”, ou seja, ela é o porta-voz do seu negócio. Por meio dela se iniciará e perpetuará o diálogo com seu público-alvo, criando empatia e encantamento, demonstrando a credibilidade e a qualidade de seus produtos. Enfim, é um dos pilares de sustentação de um negócio.

Assim, a marca precisa ser constantemente pensada para se manter ativa e atualizada, e existem alguns males que podem acometê-la, por exemplo:

  • – Crise de posicionamento da marca: você sabe dizer se está bem posicionado dentro do seu nicho de atuação? Um mau posicionamento pode desvalorizar seu produto ou serviço.
  • – Falta de atratividade: de quais maneiras sua marca é atrativa aos olhos dos consumidores? Em um mercado tão competitivo, é fundamental criar estratégias para manter seu nome sempre lembrado e buscado pelos consumidores.
  • – Falta de procura pela marca: onde sua empresa está ranqueando na procura por produtos e serviços que você dispõe? Está navegando pelos canais ideias ou está um pouco perdida nesse oceano de informações? É preciso repensar a localização dentro do seu nicho de atuação para que se mantenha com grande visualização.

Seu rendimento está compatível com suas metas?

Também existem diversos pontos que fazem com que se tenha muito investimento para pouco retorno, o que minimiza os lucros e suprime o potencial do negócio, como:

  • Concorrência de mercado: sua empresa está conseguindo competir de forma “tranquila” com o mercado? Quando há “muito do mesmo”, dificilmente um negócio consegue prosperar.
  • Vendas em baixa: quais motivos inibem o seu lucro? Existem diversos fatores que o impedem de aumentar as vendas, e uma análise feita de fora é essencial para entender os motivos.
  • Marketing ineficaz: as abordagens em campanhas de publicidade estão surtindo o efeito esperado e trazendo o retorno prometido? Quais as melhores estratégias para dar visibilidade a seus pontos positivos?

Seu público-alvo está interessado em você?

Mais um aspecto que merece atenção são os investimentos voltados a garantir um grande número de consumidores, e aqui vão alguns pontos para se refletir:

  • elaborando a concepção de público-alvo e personas: sua empresa já tem definida quais são SEUS “personagens”? A percepção deles no próprio contexto e as formas de integrá-los dentro das suas estratégias de marketing são essenciais para criar foco e objetivo nas vendas.
  • a criação de leads: seus geradores de leads são/estão eficazes? Este é outro conceito deveras conhecido no ramo do marketing digital que precisa estar constantemente dentro da pauta de estratégias de marketing.
  • fidelizar consumidores: você consegue manter seus clientes por perto? Toda estratégia de vendas precisa ter em mente que tão importante quanto adquirir novos consumidores é manter os antigos sempre por perto, e entre tantas formas é preciso implementar as que que mais se encaixam com o seu perfil.

E, então, será que é preciso o apoio de uma consultoria de marketing? Em quais desses pontos você se identificou?

Retomando à pergunta feita acima, e depois de tantos sinais que nós elencamos, qual sua opinião? E a resposta para essa pergunta está no cerne da diferença entre gasto e investimento: a busca por soluções e melhorias advindas de profissionais qualificados se faz imprescindível quando é preciso estar constantemente modernizado.

Agora, vamos entender melhor os papeis da consultoria de marketing:

Quando se fala em consultoria, entende-se que o serviço será realizado de modo conjunto e constante, certo? Pois bem, a consultoria em marketing tem o papel de dar suporte nas diversas atividades que envolvam a criação e manutenção das estratégias de marketing centradas e objetivas, favorecendo o produto, aumentando a autoridade da empresa e gerando lucro em tempo mais hábil e efetivo, e isso se dá através de algumas palavras-chaves, como:

  • Observação: a partir da análise dos dados da empresa e do mercado em que atua, é feito um diagnóstico das necessidades do cliente.
  • Criação: levantamento de soluções baseado no aprimoramento das estratégias já vigentes juntamente com a adição de novas fórmulas.
  • Implementação: com passos certeiros e objetivos, as estratégias são implementadas com base em dados e pesquisas fundamentadas.
  • Acompanhamento: através da intensa análise de dados e constante comunicação entre as partes é possível manejar os rumos das estratégias sempre que necessário graças aos resultados em tempo real.

Nesse artigo pontuamos brevemente alguns aspectos que desfavorecem qualquer comércio em relação à falta de estratégias eficazes. Sem o apoio da consultoria de marketing é praticamente impossível que uma empresa esteja fora de algum desses problemas, que quando mal resolvidos podem criar um efeito “bola de neve” e agravar o andamento de outras áreas. Por isso, é importante contar com esse apoio externo para que o brilho que mana dos seus negócios se mantenha devidamente ativo.

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