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O novo algoritmo do Google (BERT) mudou a forma de como é feita as buscas por trás das pesquisas realizadas em seu site. Utilizando de Inteligência Artificial para entender as solicitações dos usuários a partir do sentido que leva em consideração o contexto de cada frase ou palavra.
Dessa maneira, ele tem a capacidade de oferecer resultados mais focados e precisos naquilo que o usuário realmente tem interesse.
Essa tecnologia já está sendo usada em versões do serviço de buscas do Google de 70 países, incluindo o Brasil.
O algoritmo do Google: BERT
O algoritmo lançado pelo Google é chamado BERT, que é a sigla para Bidirectional Encoder Representations for Transformers. Ele é uma atualização do algoritmo que iniciou um novo método de processamento de linguagem natural.
Esse novo método, criado e lançado em 2018 pelo Google como um código aberto, faz o processamento de palavras procuradas no buscador fazendo relação com todas as outras da frase, ao invés de buscar uma por uma.
Através do BERT, a ferramenta de pesquisas do Google ganha a capacidade de compreender o contexto de buscas que incluem palavras que podem possuir mais de um significado ou uso.
O algoritmo BERT vai, por exemplo, conseguir fazer a diferença entre palavras que podem parecer simples, mas são complexas para o mecanismo apontar, como “para”, a preposição e “para” do verbo parar. Isso agora será feito de uma maneira muito mais simples do que era realizado antes.
A ideia de mudança do algoritmo não é apenas ler uma frase e traduzi-la em resultado de uma pesquisa. É buscar entender profundamente o que o visitante que fez a busca quer dizer realmente e o que ele espera receber com a pesquisa.
O Google antes do BERT
Antes da criação do novo algoritmo, as buscas no Google colocavam mais importância nas palavras-chaves do que no contexto das pesquisas. Elas, inclusive, organizavam os resultados encontrados colocando mais evidência a um conteúdo mais acessado.
É por causa disso que, muitas vezes, ao se fazer uma busca para sanar dúvidas sobre um produto, o Google direcionava o usuário para lojas virtuais antes mesmo de achar os dados que interessavam de verdade.
Os resultados, mostrados através da importância e da relevância das palavras-chaves, levavam a inconsistências. Principalmente em um contexto onde 15% de todas as buscas feitas por dia são totalmente inéditas.
Como elas nunca tinham sido feitas anteriormente, o antigo algoritmo do Google não possuía bons parâmetros para encontrar as respostas. E isso fazia aumentar a questão da falta de precisão nos resultados.
Quanto à questão da busca em si, o algoritmo anterior processava cada palavra de maneira independente, o que acabou criando um hábito nos visitantes.
A tendência agora, segundo o próprio Google, é que os usuários realizem pesquisas usando somente as palavras-chaves que acharem mais importantes, sem a necessidade de se construir uma pergunta que tenha começo, meio e fim. Para o buscador, isso não só é possível de ser realizado como é o desejado para os melhores resultados com a utilização do BERT.
Quais são as funções do BERT?
Vamos usar um exemplo para contextualizar. Antes da criação do BERT, quando um usuário digitava no campo de buscas do Google “viajante Brasil EUA 2020 precisa de visto”, a primeira resposta que aparecia nos resultados seria, por exemplo, uma notícia de jornal falando sobre a possibilidade de cidadãos americanos viajarem para o Brasil sem precisa de visto ou documentação. Isso é completamente diferente do que foi buscado.
Através do BERT, o algoritmo leva em conta a formulação da frase. Ele vai perceber que a pesquisa quer o Brasil como o ponto de partida, sendo que o destino é os Estados Unidos. Isso dará um resultado de busca muito mais preciso, como o site da embaixada dos EUA no Brasil.
O que levou à criação do BERT foi a oportunidade de oferecer ao usuário uma ferramenta de buscas que tem como preocupação o contexto das buscas, e não o peso das palavras-chaves.
Sendo assim, ele tenta compreender qual o sentido real da pesquisa para oferecer os resultados mais alinhados com o que o usuário está pesquisando na verdade.
O BERT é uma complementação à atuação do RankBrain, que era a primeira ferramenta de Inteligência Artificial ligada a resultados de buscas, que foi implementado pelo Google há alguns anos.
Nesse sentido, o Google otimizou sua ferramenta utilizando textos extraídos de dados da Wikipédia. Com toda essa base de informação a seu dispor, os desenvolvedores do Google começaram a fazer um treinamento com a sua Inteligência Artificial através de “testes de completar”, muito parecidos com aqueles que os professores usam com as crianças em fase de alfabetização. Os trechos de textos tinham algumas palavras retiradas e o algoritmo tentava descobrir o termo perfeito que completasse o conteúdo, sem que houvesse prejuízos ao seu sentido.
Sendo assim, o BERT irá possibilitar os resultados mais contextuais e mais precisos à ferramenta de busca do Google. Essa nova capacidade tem a tendência de otimizar a qualidade do mecanismo, pois é bastante comum que o visitante não consiga formular uma busca corretamente no buscador.
O próprio Google observou essa tendência em um post em seu blog oficial. Segundo ele, em muitos momentos as ferramentas de busca são utilizadas para aprender coisas novas que ainda não temos o entendimento de como fazer a busca de forma correta.
Vamos a um novo exemplo de uma busca sem a otimização através do BERT. Em uma pesquisa onde usuário digite “esteticistas aturam muitas coisas no trabalho”, no algoritmo anterior o resultado que pode aparecer é a comparação entre dois tipos de profissionais.
A mesma pesquisa com o mecanismo BERT aponta um resultado mais preciso. A resposta deve apontar para um site que traz detalhas de quais são as atividades e as demandas que fazem parte da rotina do profissional de um esteticista.
Outra vantagem do novo algoritmo do Google tem relação com os assistentes de voz e com as buscas através da fala. Segundo o buscador, a utilização do processamento que dá importância ao contexto no BERT poderá permitir que os visitantes interajam de maneira mais natural com os assistentes de voz, já que o algoritmo deverá se mostrar capacitado para entender melhor quais os sentidos da instrução.
O que você está achando desse texto? Ele está tirando suas dúvidas sobre o BERT, o novo algoritmo do Google? Conheça o Podcast da AJ Estratégia. Lá você irá encontrar um arquivo que trata desse ou de outro assunto parecido.
Qual a necessidade do BERT e como sua tecnologia funciona?
O que o Google deseja entregar aos usuários em relação aos resultados de buscas é uma experiência relevante. Sendo assim, cada vez que há uma atualização do algoritmo do buscador, como o BERT e o RankBrain, o buscador quer compreender melhor o significado real das frases pesquisadas para entregar o melhor resultado, ou seja, exatamente aquilo que o visitante está procurando.
Para que isso aconteça, os códigos do Google sofrem atualizações através da tecnologia de aprendizado das máquinas – o chamado machine learning – e constantemente atualizados para calcular melhor a estrutura das palavras procuradas para encontrar resultados que definam o que os usuários desejam.
Vamos usar um exemplo para demonstrar como isso funciona na prática. No exemplo citado acima e mostrado pelo Google em seu blog, um visitante que buscar por “2020 Brazil travelers to USA need a visa.” Em uma tradução livre do inglês, essa busca significa “2020 viajantes brasileiros para os EUA necessitam de visto”.
Ao ler a sentença em português, fica muito fácil de entender que o usuário quer compreender quais sãos as exigências para conseguir um visto para visitar os Estados Unidos. No entanto, em inglês a palavra “to” significa “para”. Isso pode causar uma ambiguidade. Sendo assim, aparecerão nos resultados links que apontem o contrário do desejado, mostrando o que um americano precisa entender para conhecer o Brasil.
Até pouco tempo, o algoritmo do Google não compreendia a diferença dessa conexão com o “to” na tradução entre os dois idiomas. A partir do BERT, a busca é capaz de compreender a diferença e entender que a palavra “para”, muito comum, tem importância no Brasil, oferecendo então um resultado mais correto para a pesquisa.
Na prática, o que muda com o algoritmo BERT?
Essa nova modificação no algoritmo do buscador Google faz com que os usuários fiquem mais ligados nos contextos das palavras. Essa otimização que chega com a implantação do BERT é muito importante para os visitantes do Google, mas também para os profissionais da área de marketing. Isso acontece por três motivos:
- O BERT tem a pretensão de influenciar todas as pesquisas no Google e ele representa um grande salto tecnológico na busca desde que foi introduzido o algoritmo anterior, o RankBrain;
- É possível conquistar um tráfego mais relevante para um site com os resultados de pesquisa com o BERT;
- Graças ao BERT, é possível criar um melhor conteúdo, mais focado para o seu segmento, podendo conectar as palavras-chaves mais convenientes de cada heading tag com termos exatos para atrair os visitantes às suas páginas.
Para aqueles que já possuem uma estratégia de SEO, o BERT não irá causar prejuízos. Inclusive, caso você note uma queda nas classificações de suas palavras-chaves e em seu tráfego atuais, tudo isso pode ser muito bom. Essa novidade do Google, faz com que essa queda signifique que seu site não está atraindo mais as pessoas erradas, que não entram em sua página porque buscam seu produto ou serviço.
Sendo assim, se o seu site sofrer uma queda grande de tráfego, é possível que o culpado mais provável seja o conteúdo que você está produzindo, que está sendo escrito para as ferramentas de busca e não para seres humanos.
Isso quer dizer que o conteúdo escrito para o seu site tem como o item mais importante o posicionamento nas buscas e a experiência do visitante vem depois. Sendo assim, com o uso do BERT, é preciso que o foco seja a otimização de frases-chaves ao invés de palavras-chaves.
Outra boa dica para aproveitar o máximo do BERT é trabalhar bastante as palavras-chaves que sejam mais longas. Isso quer dizer que é preciso usar os termos mais específicos e completos, mesmo que eles tenham um volume de busca bem menor.
Estamos falando aqui em mudanças que tem o foco cada vez maior na especificidade de frases que os visitantes procuram. Por isso, pode valer a pena investir os esforços em cobrir mais as palavras-chave bem específicas, através de um bom conteúdo, que possam levar a frase de busca do seu consumidor até o seu site.
No caso de se sentir perdido com tanta novidade e mudança e tenha vontade de otimizar a estratégia de marketing digital ou o SEO do seu site, procure profissionais com experiência nesse mercado. Eles trarão as melhores soluções para você.
Esse artigo foi relevante para você? Esperamos que ele tenha esclarecido suas dúvidas sobre o BERT, o novo algoritmo do Google. A AJ Estratégia é uma empresa que atua na área de negócios digitais. Atuamos com consultoria especializada em Gestão e estratégia SaaS nas áreas de Marketing, vendas e CS.
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