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É inegável a força da tecnologia nos processos empresariais da atualidade. Entre outros fatores, o uso dos dados é algo que vem influenciando muito fortemente a fidelização de clientes e geração de leads. Portanto, o futuro é das empresas que se basearem nesses dados. É disso que trata o conceito data driven, sobre o qual vamos conversar nesse artigo.
O que é data driven?
Data driven não se refere a uma prática, e sim a um modo de se pensar a administração da empresa. O termo vem do inglês e significa ‘orientado por dados’. Na prática, significa usar a análise de dados como base para as decisões da diretoria. Isso inclui as tomadas de decisões diárias e também o planejamento estratégico.
Porém, é importante notar que ser data driven vai muito além de apenas coletar os dados. Isso porque a quantidade de dados disponíveis na internet é descomunal. Para se ter uma ideia, a estimativa é que 90% dos dados tenham sido produzidos apenas nos últimos anos. São terabytes sendo lançados diariamente, e apenas coletá-los não é suficiente.
As empresas data driven exigem, além da coleta, uma boa análise dos dados. É preciso contar com uma equipe que possa analisar os dados, interpretar as possibilidades de mercado e a partir disso elaborar estratégias coerentes com as informações adquiridas.
Um exemplo muito famoso de empresa data driven é a Netflix. A partir da análise de dados de consumo dos seus assinantes, a empresa consegue criar séries sob medida, que tem certeza que serão aprovadas pelo público. House of Cards, um dos maiores sucessos de público e crítica do canal de streaming, surgiu após uma análise minuciosa dos dados de consumo. Até mesmo o elenco e direção da série foram escolhidos de acordo com o gosto do público.
Quais as vantagens de basear suas decisões em dados?
Implementar esse tipo de cultura na empresa pode ser um pouco oneroso. Mas é uma medida que vale muito a pena em longo prazo, pois traz diversas vantagens para o bom funcionamento da empresa. Confira algumas delas a seguir:
• Decisões mais precisas
A maior parte das decisões importantes de uma empresa são tomadas tendo como base a intuição ou experiência da administração. Porém, com um mercado que muda de forma muito constante, essas informações não servem mais para decisões acertadas. A análise de dados pode garantir que a decisão trará consequências positivas para o futuro do negócio.
• Adaptabilidade e reação rápida a mudanças
Quanto mais ligada aos dados, mais fácil será para a sua empresa estar a par das novas tendências do mercado. É essencial adaptar-se a essas mudanças da forma mais ágil possível, porque elas fazem a diferença no sucesso da companhia e na geração de leads.
• Melhor performance dos colaboradores
Quando os funcionários de uma empresa não tem acesso a informações, sua autonomia fica limitada. Isso porque todas as decisões precisam ser tomadas primeiramente pela gestão. Porém, em uma empresa data driven, os dados são compartilhados com os colaboradores. A partir disso, eles podem tomar decisões mais embasadas, tornando as rotinas mais simplificadas e menos burocráticas.
Agora que você já entendeu o que é o conceito data driven e quais suas vantagens, vamos explicar como você pode aplicar esse conceito em sua empresa.
Como aplicar o data driven na minha empresa?
A questão mais importante a se levar em conta é que o data driven é uma cultura. Como tal, ele precisa ser implantado em todos os níveis e rotinas da companhia. A chave para usufruir das vantagens de uma empresa data driven é contar com uma coleta efetiva de dados e uma estrutura sólida de análise.
Porém, para isso é fundamental seguir dois passos imprescindíveis. O processo não é difícil, mas precisa ser feito com exatidão. Confira quais são a seguir.
1. Implementar a mentalidade data driven
O data driven é, antes de qualquer coisa, uma forma de pensar todos os processos da empresa. Portanto, é essencial que tanto a gestão quanto os colaboradores percebam o valor dos dados para o funcionamento das rotinas. Assim, o primeiro passo é criar a mentalidade data driven.
Para fazer isso, o ideal é realizar treinamentos e, aos poucos, inserir os dados nas rotinas. Comece pela conscientização da gestão, e então leve o conceito para os demais funcionários.
2. Use a tecnologia a seu favor
Os dados são algo fundamentalmente informático. Portanto, a coleta e análise das informações dependem integralmente de ferramentas tecnológicas que auxiliem no processo. Você pode automatizar diversos processos, como pagamentos e vendas, que irão gerar dados de forma mais ágil e precisa.
Além disso, é importante contar com um bom software de análise de dados e uma boa equipe para realizar o serviço. Nós da AJ Estratégia estamos à disposição para auxiliar você com esse processo! Cadastre seu e-mail no nosso site para mais informações.
Seguindo essas duas instruções básicas, você conseguirá instalar uma gestão data driven em sua empresa. Você pode também aplicar o conceito de forma mais intensa no seu setor de geração de leads, gerando o data driven marketing.
O que é o data driven marketing?
O data driven marketing pouco difere da gestão data driven. Nesse setor, você não apenas utiliza os dados para a tomada de decisões executivas, como também para a criação de campanhas de marketing baseadas nos dados coletados. Isso é extremamente importante para criar campanhas relevantes e com taxa de sucesso maior.
A aplicação do data driven marketing também permite que você experimente redução de custos na sua empresa. Uma vez que as suas estratégias de marketing poderão ser pensadas com mais precisão, você diminuirá os seus gastos com campanhas que não se justificam por terem baixas taxas de sucesso.
Está mais claro do que nunca a importância dos dados para a gestão e planejamento estratégico das empresas. O futuro será das companhias data driven, portanto é essencial se familiarizar com o conceito e aplicá-lo em sua empresa o quanto antes.
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