Como utilizar as estratégias SEO a favor do meu negócio nos dias atuais?

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Manter uma empresa de sucesso depende de mais do que apenas uma boa ideia. Entre produtos de qualidade, gestão eficiente e estratégias inovadoras, o Marketing Digital também tem o seu papel na manutenção dos negócios digitais nos dias atuais. Sobretudo, o SEO e suas estratégias se destaca como técnica indispensável para qualquer empreendimento.

A Otimização dos Mecanismos de Busca, ou SEO, é um conjunto de ferramentas que permite uma empresa ganhar relevância dentro do mercado digital. Por isso, preparamos um guia completo sobre o assunto, incluindo temas como:

  1. Vantagens do SEO;
  2. Como usá-lo na prática;
  3. Tendências da área para se destacar.

Continue lendo para conferir todas as dicas e aprender como utilizar as estratégias de SEO a favor do seu negócio hoje e sempre.

Como o SEO pode ser útil para o meu negócio?

De pouco adianta utilizar uma estratégia por estar popular sem entender seu real valor. Por este motivo, compreender as principais vantagens do SEO é o primeiro passo para incrementá-lo em benefício dos seus objetivos empresariais.

1. Aumenta o tráfego orgânico

Quando alguém busca um produto ou uma informação, a primeira reação será pesquisá-lo no Google e plataformas similares. O SEO, por princípio, existe para fazer uma página subir nos resultados das pesquisas.

Assim, quando você utiliza o SEO no seu site, as chances de ele aparecer no topo das buscas e ganhar cliques são maiores, consequentemente, você verá um aumento do tráfego orgânico que pode levar a mais conversões.

2. Gera autoridade no mercado

Ter presença digital é fundamental para qualquer negócio atualmente. Mais do que possuir um site, é preciso conquistar o seu espaço para se destacar perante as inúmeras páginas existentes.

Quando a sua empresa aparece nos primeiros resultados relacionados a um nicho específico, os usuários entendem que é uma fonte confiável de informações. Tal valor é transportado ainda para a sua marca, que ganha uma imagem profissional e se torna autoridade no setor.

3. Traz resultados a longo prazo

SEO é uma estratégia de Marketing Digital que deve ser trabalhada constantemente. Enquanto o esforço pode ser maior, o resultado é igualmente duradouro. A otimização do site já tem efeitos positivos nos primeiros meses da aplicação, mas é o uso prolongado dele traz os melhores resultados.

Ganhos através do SEO podem ser facilmente mensuráveis. Isto permite identificar os padrões de acesso, quais palavras-chave tiveram mais sucesso, entre outros dados. Desta forma, você tem acesso a informações para aprimorar a sua estratégia cada vez mais e, assim, ter resultados ainda melhores.

Como usar as estratégias SEO na minha empresa?

O SEO não é uma ferramenta única, e sim um conjunto de técnicas. Para utilizá-la adequadamente, é importante otimizar o seu negócio por completo através das aplicações diversas, conforme apresentado a seguir.

1. Trabalhe as palavras-chave

Mecanismos de busca usam palavras-chave para identificar que página trará o resultado mais adequado para a pesquisa do usuário. Por isso, é importante distribuir os termos mais condizentes ao seu negócio no seu site.

Textos, descrição de imagens e até URLs devem ser elaborados com isso em mente. Mas atenção, não se trata se colocá-las exaustivamente e sem significado. Hoje, os algoritmos também reconhecem uso exagerado dos termos, que só pensa no ranqueamento, mas não traz valor ao usuário.

2. Publique conteúdos relevantes

Dificilmente uma pessoa já pesquisa um assunto com vontade de fazer uma compra. Para conquistar a confiança da plataforma e dos usuários, é vital que você forneça informações interessantes para triar dúvidas e estimular o aprendizado.

O formato pode variar. Pode usar:

  • – Notícias;
  • – Artigos em um blog;
  • – E-books;
  • – Podcasts;
  • – Webinars;
  • – Vídeos;
  • – Entre outros.

O importante é que seja um conteúdo único e intrigante. A ideia é que seja algo pensado para as pessoas, visto que são elas que os mecanismos de busca querem agradar.

3. Valorize a experiência do usuário

A experiência do usuário no seu site também impacta no seu posicionamento nas buscas. O Google e outras plataformas visam trazer o melhor resultado possível para os usuários.

Enquanto as palavras-chaves são uma referência, outro ponto importante é o tempo que as pessoas permanecem no link após o clique.

Se o site for pesado, carregar lentamente e/ou for visualmente incômodo, as pessoas logo fecharão a janela, mesmo que o conteúdo seja interessante. Por isso, use um design agradável, leve e responsivo, com uma navegação intuitiva que incentive a permanência deles no seu site.

Quanto mais tempo ficarem, a sua empresa terá mais oportunidade de venda e maior relevância nas buscas.

Tendências de SEO para os dias atuais

O SEO, assim como a maioria das estratégias de Marketing Digital, não é uma ciência exata, ele evolui constantemente. Novas tecnologias, atualizações dos algoritmos de buscas e mudanças na sociedade afetam quais estratégias são as mais efetivas.

Por isso, acompanhar as tendências e implementá-las no seu negócio é fundamental para se sobressair atualmente. Selecionamos duas que estão mais evidentes deste ano e devem ser consideradas.

Feature snippets

Buscando satisfazer o interesse do usuário de imediato, o Google hoje pode utilizar um trecho do texto de um site para colocá-lo diretamente como resultado da pesquisa. Assim, a pessoa pode ter a questão resolvida sem precisar clicar no link.

Embora pareça uma desvantagem, ser considerado a melhor fonte para o Google e aparecer no snippet dá ainda mais visibilidade para a sua empresa.

Construir o texto pensando nisso, para possuir um trecho com as palavras-chave que resolvam a questão central do tema diretamente aumenta suas chances de ser escolhido para o feature snippet. Listas e tabelas também são bem-vindas, uma vez que também podem virar snippets para certos assuntos.

Buscas de voz e imagem

As pesquisas clássicas com frases escritas ainda são populares, mas hoje, dividem espaço com outras modalidades. Falar é mais rápido do que digitar, então, muitas pessoas estão preferindo fazer pesquisas com comando de voz do celular.

Este tipo de busca utiliza mais o contexto do que as palavras-chave como base, o que incrementa a necessidade de apostar em conteúdo de qualidade.

Imagens sempre foram mais atrativas do que textos, mas isto ganha mais poder com o SEO. Além das clássicas pesquisas do Google Imagens, tecnologias como Google Lens permitem que alguém possa tirar uma foto e usá-la como base da pesquisa. Esses fatores reforçam a necessidade de apostar em boas imagens para o site e de usar título e descrição das mesmas otimizados para o SEO.

Investir em SEO pode parecer complicado, mas os resultados surpreendem a maioria das empresas que apostam neste recurso. Trata-se de uma estratégia com ótimo custo-benefício e que valoriza o seu negócio dentro e fora da internet.

Quer conhecer mais dicas para ajudar a sua empresa crescer? Você pode obter mais informações através do nosso blog ou com os nossos podcasts. Confira!

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