Reading time: 6 minutes
Uma das tecnologias da área do TI que está em crescimento tendência mundial: O SaaS.
O SaaS é um software que pode ser utilizado em smartphones, tablets e computadores, de forma simplificada e remota, sem ser necessário instalar, bastando que exista uma conexão na internet.
Para tanto, o cliente adquire o direito de usar os benefícios oferecidos pelo serviço. Diferentemente da forma tradicional, onde deveria arcar com o custo alto das licenças.
Agora que você sabe o que é a SaaS, quer saber quais são as principais tendências para o ano de 2020? Continue lendo este post.
Principais tendências das empresas SaaS em relação às operações e comunicação
Grande expansão de receitas
Uma vez que existe uma enorme quantidade de diferentes softwares no mercado que utilizam a tecnologia SaaS, a tendência para 2020 é que haja um aumento massivo da receita da indústria SaaS.
Primeiro, porque a implementação é muito simples e depois pelo baixo custo. Despertando o interesse de diversos nichos.
Aliás, o grande destaque é a entrada da tecnologia SaaS em novos nichos que, até então, por terem uma visão tradicional, estavam resistentes a esta mudança, como por exemplo, a indústria ou as empresas de seguros.
Com isto, temos cada vez mais produtos sendo lançados no mercado utilizando o modelo SaaS, gerando um efeito positivo no mercado, principalmente as perspectivas para B2B e B2C.
Por outro lado, a prioridade de investimento destas empresas, é o desenvolvimento da tecnologia SaaS para dispositivos móveis ou para melhorar as versões para mobile já existentes.
Modelos de pagamentos baseados em transações
A assinatura, seja de forma mensal ou anual, é a forma mais comum de pagamento das empresas de SaaS.
Todavia, com o surgimento das novas empresas do ramo, surgiu uma nova forma de pagamento, o PPU (Pay-Per-Use ou Pague Pelo Uso), pois permite uma maior flexibilidade às empresas.
Tudo isto já prevendo a nova tendência do mercado de introduzir novas funcionalidades e recursos que gerará um aumento do preço.
Como exemplo desta tendência temos a Netflix que, no ano de 2019, que aumentou o preço da sua assinatura para todos os usuários.
Quer melhorar a seu processo de vendas SaaS? Acesse nosso site e saiba mais sobre isso.
A presença do WhatsApp
Uma tendência mais específica do mercado brasileiro de SaaS é a presença cada vez maior do WhatsApp.
Isto, porque o público brasileiro é um dos que mais utiliza o WhatsApp, tanto para assuntos profissionais como pessoais, diferente de outras partes do mundo como EUA e Europa.
Por conta disso, as empresas SaaS tem realizado cada vez mais integrações com o WhatsApp, para realizar tanto a prospecção dos clientes, atendimento, help desk ou até mesmo vendas.
Flexibilidade
Outra grande tendência do SaaS mundial é a flexibilidade.
Se adaptar ao mercado em expansão e ainda estar ligado a constantes mudanças nas empresas de softwares é o desafio para que as SaaS busquem alternativas para se manter bem posicionadas e com crescimento sustentável.
Por isso, reduzir a rotatividade e a criação de material de suporte e educacional voltado para o cliente tem sido considerado parte fundamental na estratégia de crescimento.
Além disso, muitas empresas estão realizando estratégias voltadas especificamente para o produto, a fim de aumentar a conversão de usuários, como o oferecimento de uma avaliação de gratuita.
Aliás, cumpre destacar que a avaliação gratuita é uma excelente ferramenta para garantir novos negócios, pois consegue converter usuários satisfeitos em clientes que fazem o plano de assinatura e ainda fazem a referência boca a boca.
A eficácia deste modelo é facilmente percebida em aplicativos de streaming, como Netflix, Amazon Prime, Spotify etc.
Enterprise adotando SaaS
As primeiras empresas que utilizaram o sistema SaaS foram as startups ou empresas que já tinham uma cultura digital. Posteriormente, foram seguidas pelas empresas de pequeno e médio porte.
Nestas empresas, os setores como CRMS, RH, Marketing, Finanças, ferramentas de vendas, entre outras estão utilizando cada vez mais ferramentas no formato SaaS.
A grande novidade é que a adoção do SaaS está sendo cada vez maior no enterprise, uma vez que estão percebendo que estão ficando para trás ao não investir em um SaaS de Big Data.
As ferramentas de SaaS nas enterprise estão sendo utilizadas tanto para prospectar novos clientes como nos outros departamentos empresariais.
Uma área onde tem se encontrado bastante investimento no SaaS é na automatização do Marketing, principalmente para aquelas enterprise que estão iniciando as ações do Marketing Digital.
Porém, apesar de ser uma tendência, os especialistas afirmam que ainda existe um longo caminho a ser percorrido pelo SaaS dentro da enterprise.
Isso porque, a depender da cultura e hierarquia empresarial ou a maturidade digital da empresa, gera uma dificuldade do SaaS em navegar pelos diversos setores do enterprise com o departamento de TI e seu compliance.
Além de ser difícil convencer os gestores mais tradicionais e os líderes de segurança de dados em adotar o SaaS.
Ainda assim, pode-se dizer que há o início de uma mudança na cultura da enterprise e o início da expansão das ferramentas SaaS neste tipo de empresa.
Tendências do SaaS para o mercado brasileiro
Maior presença de empresas estrangeira
Diversas empresas estrangeiras de SaaS passaram a olhar mais para o Brasil e iniciar uma maior expansão de seus negócios no país.
Entre os destaques temos empresas gigantes como:
- – NetSuite, da gigante Oracle;
- – Zoho e Flashworks, trazendo diversas soluções em SaaS como CRM, help desk, caller etc.;
- – Influi Tive, que apresenta soluções mais específicas para o chamado Marketing de defensores;
- – Cliengo, uma ferramenta de chatbot criado na Argentina e que o próximo foco é o Brasil.
Ou seja, o próprio mercado internacional tem reconhecido o Brasil como um local de forte expansão das SaaS e reconhecendo a transformação digital que está passando as empresas brasileiras.
SaaS B2B
Uma tendência de SaaS, que é quase exclusiva do Brasil, são os B2B. Inclusive, alguns especialistas têm chamado esta tendência de unicórnio brasileiro.
Existem diversas opções no Brasil de excelentes empresas de SaaS B2B que tem impressionado o mercado nacional, como por exemplo, a Conta Azul, Neoway e os Resultados Digitais.
As empresas de SaaS brasileiras têm tido também um aumento de maturidade de funding e M&A.
Todavia, ainda há muito espaço para evolução e de crescimento, até que se chegue à maturidade de um investimento como das empresas gringas.