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Medir a efetividade do Marketing de Conteúdo nunca foi tão importante. A famosa sigla no meio empresarial KPI é derivada do inglês, “Key Performance Indicator”, que significa “Indicador Chave de Desempenho” e nesse texto vamos ver como podem ajudar a inovar na sua empresa.
Na prática, é usado por profissionais digitais em todo o mundo que, dia após dia, enxergaram a real necessidade de provar o resultado de suas ações online de modo efetivo, através de dados quantitativos e uma ampla análise qualitativa.
Através do entendimento dos objetivos de cada projeto, métricas devem ser selecionadas e configuradas para proporcionar a correta rastreabilidade dos KPIs. Isso significa que poderá ser possível conferir, ao longo do tempo, se as metas propostas, campanhas ou outras ações online foram efetivas em determinado período.
Continue a leitura do texto e saiba quais são os KPIs do momento que podem te ajudar a inovar na sua empresa.
Quando utilizar os KPIs?
Embora o ponto de venda físico ainda seja um local único para proporcionar experiências reais para o consumidor, principalmente antes da aquisição de produtos e novas tecnologias, o ambiente online têm-se mostrado cada vez mais efetivo para compra e estímulo do desejo de consumo.
De acordo com um levantamento do portal E-commerce Brasil, até 2019, 84% dos brasileiros que possuíam acesso à internet já preferiam esta modalidade de compras. Para as empresas, esse novo comportamento representa uma gigante oportunidade de acompanhar a jornada de compra do consumidor, através de ferramentas personalizadas e muito mais assertivas, bem de perto.
Métricas: ferramentas para medição dos KPIs
As métricas são, basicamente, as ferramentas utilizadas para gerar resultados rastreáveis para conferência e monitoramento dos KPIs. Aqui, não existe certo ou errado. Mas é preciso analisar atentamente os objetivos da ação para analisar quais dados poderão ser extraídos para conferência de sua efetividade, durante e após a sua conclusão.
Conheça as métricas mais utilizadas do mercado para analisar os KPIs:
- CMDAC: Custo do Marketing Digital na Aquisição de Clientes;
- Tempo de retorno do investimento;
- CAC: Custo de Aquisição de Cliente;
- Taxa de conversão ou vendas;
- Visitantes únicos;
- Ticket médio;
- Receita gerada;
- CPC: Custo por Clique;
- CTR: Taxa de Cliques;
- Leads gerados;
- ROI.
Afinal, quais são os melhores KPIs?
Os KPIs precisam ser escolhidos de acordo com os objetivos da sua ação, que precisam, sempre, ser definidos em conjunto com o time de Marketing. Somente deste modo as informações provenientes das métricas poderão ser satisfatórias.
Os KPIs mais famosos do mercado apresentam dados sobre o comportamento do consumidor dentro de sua jornada de compra bem ali, no seu site. Tempo de permanência, crescimento na taxa de conversão, aumento de leads, Custo por Clique e vendas são os KPIs mais utilizados.
Todas estas variáveis devem ainda ser monitoradas ao longo de todo o período de um projeto ou campanha. Visto como um dos grandes benefícios de atuar no ambiente online, é possível mudar investimentos ou apostar mais fichas onde está dando certo. Por isso, é fundamental ficar com o radar ligado durante toda a ação e otimizar o budget de comunicação.
O que os KPIs têm a ver com o ROI?
Muito além de uma das principais métricas do Marketing Digital, o ROI (Return of Investiment, ou, Retorno do Investimento) costuma ser utilizado muito antes do início de uma ação, no momento da defesa dos investimentos para uma nova campanha.
Isso, porque o ROI precisa mostrar de forma clara quanto tempo e dinheiro precisarão ser investidos para tornar uma ação lucrativa, e demonstrar, ainda, quais indicadores pode-se esperar de determinada ação. Auxiliando, assim, a definir ainda quais são as melhores estratégias para a companhia otimizar a verba de Marketing.
Construindo a melhor jornada de compra para o consumidor
Muito além de gerar vendas ou leads, o grande objetivo do Marketing Digital como um todo (e se não é, deveria ser o seu maior objetivo) é construir o melhor ciclo para a jornada de compra do consumidor.
Antes mesmo da aquisição de fato, proporcionar um ambiente de simples navegação, oferecer conteúdos de qualidade e monitorar toda essa experiência pode ser muito rico para desenhar novas ações.
A análise qualitativa do atingimento dos KPIs deve ser tão importante quanto a análise quantitativa. Isso significa que, além de apresentar que determinada ação conquistou um aumento de 12% nos leads de março, por exemplo, é importante ressaltar que um novo conteúdo otimizado com métricas SEO auxiliou na conquista desse resultado.
Quais são as melhores ações de Marketing Digital?
Tudo depende dos objetivos e da natureza do negócio, mas, no geral, tornar a sua empresa uma autoridade em terminado segmento é o melhor dos cenários e grande objetivo por trás de cada KPI. As principais ações no ambiente digital para este processo são:
- SEO: utilização de práticas de otimização para buscadores;
- SEM: otimização de anúncios;
- Conteúdo para redes sociais, orgânico e publicidade;
- Uso de informações relevantes, como infográficos ou estudos de mercado, para captação de leads.
Como saber se eu escolhi os KPIs certos?
Saber se o KPI escolhido é o correto, embora esteja diretamente ligado à efetividade das ações, têm muito mais a ver com o objetivo do negócio e a informação esperada. Se o seu projeto traz como norte a necessidade de aumentar a base, em um primeiro momento , o percentual e o número absoluto do crescimento de leads pode ser o ideal.
É importante ainda, considerar um conjunto de métricas para a análise dos KPIs. Isso porque, embora as nossas metas sejam Y ou X, o próprio consumidor e as movimentações do mercado externo podem gerar novas oportunidades, como a compra por impulso ou interesse por determinado tema.
E o que acontece se as métricas não estiverem devidamente monitoradas? Perdemos a chance de analisar os resultados e/ou desenhar ações cada vez mais assertivas para a companhia porque vamos ter um breu de decisão.
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Aqui é a Olivia Dias, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns.
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Ficamos muito felizes com seu elogio!
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