Gestão de negócios: Modelos de negócios lucrativos e exponenciais

Reading time: 6 minutes

Gestão de Negócios envolve bem mais do que administrar uma empresa. Trata-se, sim, de conhecer seu tipo de negócio e projetar ações estratégicas e eficientes para a organização. Além disso, diz respeito a gerir pessoas, processos e conduzir à empresa ao crescimento sustentável.

Dessa maneira, visando à melhor performance, a Gestão de Negócios precisa acompanhar as tendências do mercado e buscar formas de manter competitividade e lucratividade. Nesse sentido, os modelos de negócios rentáveis devem ser objeto de estudo desta gestão.

Assim, é possível identificar boas práticas, tecnologias, metodologias e processos intrínsecos aos negócios lucrativos. Então, se você deseja entender a essência de empresas que crescem no seu segmento, continue lendo e confira a essência dos negócios rentáveis.

O que é Gestão de Negócios?

Gestão de Negócios é uma área da Administração de Empresas responsável por gerenciar um conjunto de atividades, com o objetivo de garantir o alcance de resultados da organização.

Assim, um gestor de negócios precisa contar com conhecimento técnico, estar por dentro de tendências e metodologias efetivas, bem como aplicar boas práticas gerenciais, a fim de obter controle sobre as operações, manter os processos em bom andamento e, dessa forma, criar um ambiente organizacional capaz de crescer de maneira sustentável e rentável.

Desse modo, faz parte do trabalho do gestor de negócio:

  • Planejar ações de curto, médio e longo prazo;
  • Organizar, coordenar e comandar processos;
  • Controlar as operações;
  • Treinar equipes;
  • Solucionar conflitos e realizar ajustes quando necessário;
  • Dar feedback.

Portanto, a Gestão de Negócio abrange habilidades pessoais, mas também competências que podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. O importante é manter um mind set aberto a mudanças. Sobretudo, quando falamos em negócios lucrativos e negócios escaláveis.

Modelos de gestão de negócios lucrativos

Um negócio é considerado lucrativo quando passa a gerar mais receita do que gastos. Por exemplo, negócios digitais são ótimas oportunidades de conseguir começar com baixos investimentos e obter lucros significativos.

Só para exemplificar, de acordo com Neil Patel, um dos maiores experts em Marketing Digital e empreendedores do mundo, alguns negócios lucrativos em ascensão são:

  • Consultoria remota;
  • E-commerce;
  • Dropshipping;
  • Infoprodutos;
  • Softwares e serviços de TI.

Lucratividade em negócios relacionados à internet

A internet e o desenvolvimento de softwares online facilitaram processos operacionais, que antes demandavam muito recurso e tempo.

Nesse sentido, temos hoje o modelo de negócio SaaS (Software as a Service). Nele, diversos softwares são criados, a fim de automatizar determinados processos que antes eram feitos manualmente. Logo, é um segmento que permite reduzir custos e gerar resultados mais efetivos.

Só para exemplificar, a Nubank é uma startup brasileira com modelo de negócio SaaS voltado para o setor financeiro, conhecido como Fintech. Desse modo, revolucionando o sistema bancário brasileiro, a Nubank se tornou um dos unicórnios brasileiros. Ou seja, uma empresa com valorização no mercado de mais de U$ 1 bilhão.

Diferentemente dos bancos tradicionais, a Nubank permite que seus clientes abram suas contas pelo software como serviço, sem se deslocar de suas casas e sem enfrentar burocracia. Assim, o processo é automatizado, facilitando as operações.

Reduzindo custos com estrutura por meio da aplicação digital, a Nubank é capaz de trabalhar com taxas zero, enquanto os bancos tradicionais oferecem os mesmos serviços por taxas mais elevadas. Desse modo, a startup se torna mais competitiva e atraente aos novos consumidores.

Outros exemplos de negócios lucrativos no mercado de SaaS são:

  • Drop Box
  • Aplicativos do Google, como Google Drive, Google Classroom etc.;
  • Pipedrive;
  • Netflix;
  • Paypal;
  • Zendesk;
  • Salesforce.

O SaaS pode ser lucrativo também pelo fato de ser um negócio recorrente. Ao contrário dos softwares baixáveis, os quais o cliente paga uma única vez, no software como serviço, o cliente paga uma assinatura recorrente. Isso ajuda no fluxo de caixa da empresa e na previsibilidade de faturamento, fundamental na Gestão de Negócio.

Modelos de negócios escaláveis

Modelos de negócios escaláveis são aqueles que conseguem crescer exponencialmente sem alterar seus processos e recursos. Assim, são capazes de atender mais clientes e obter mais receita sem, de fato, mudar suas operações.

Por exemplo, para vender mais e obter mais lucro, uma loja física precisa aumentar seu estoque e suas lojas, contratar novos funcionários, ajustar suas operações logísticas e etc. Por outro lado, o segmento de software como serviço, por exemplo, pode expandir sua base de clientes com a mesma aplicação digital.

Assim, o modelo de negócio é exponencial e escalável quando é capaz de crescer em faturamento e receita, sem alterar o modo como entrega seus produtos e serviços.

Só para ilustrar, vamos comparar os modelos de negócios da Blockbuster e a Netflix. A Blockbuster não é um modelo de negócio exponencial, porque precisaria de novos locais, DVDs em estoque, funcionários e distribuição para expandir seu empreendimento.

Por outro lado, a Netflix consegue expandir mundialmente, atuando principalmente da Califórnia, distribuindo o mesmo produto digital, por intermédio da internet.

Logo, como um negócio escalável e exponencial, a Netflix se manteve competitiva no mercado, enquanto a Blockbuster foi extinta.

O que é um negócio repetível?

Finalmente, um negócio é repetível quando é capaz de entregar o mesmo produto ou serviço em grande escala e de maneira ilimitada.

Assim, antes mesmo de ser exponencial, é preciso criar um negócio repetível. Ou seja, capaz de atender a demandas cada vez maiores com a mesma estrutura. Pois, é possível crescer e expandir apenas quando a empresa consegue replicar o negócio constantemente e produzir em grande escala.

No caso da Netflix, por exemplo, o negócio é repetível e escalável porque pode ser entregue a novos clientes pela mesma plataforma. Então, trata-se do mesmo modelo de negócio. De forma semelhante à Nubank, que pode expandir com o mesmo software como serviço.

Como conduzir sua Gestão de Negócio

O papel da Gestão de Negócio é projetar ações efetivas para o crescimento sustentável da empresa. O estudo dos modelos de negócios lucrativos e exponenciais é a porta de entrada para um planejamento em longo prazo, com o intuito de manter a empresa competitiva, bem como responder às mudanças do mercado de maneira bem-sucedida.

Nesse sentido, os negócios digitais são a tendência mundial, uma vez que reduzem custos operacionais, otimizam processos e permitem a produção em larga escala.

Logo, modelos de negócios como SaaS e outras soluções distribuídas na internet são os mais promissores. Portanto, fique por dentro das tendências! Assine nossa newsletter e acompanhe as novidades do mercado digital pelo nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *