Reading time: 6 minutes
Antes de tudo, sabemos que o home office é considerado a profissão do futuro. Isso porque, devido à crise da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), diversas empresas e negócios precisaram fechar suas portas para o mercado, atuando apenas de forma digital e oferecendo serviços de maneira remota. Nesse quesito, podemos observar a importância do home office, sobretudo por ser uma modalidade de trabalho que tende a aumentar de forma expansiva em um futuro bem próximo, prometendo contribuir com o desenvolvimento do mercado e, acima de tudo, com a segurança de todos. Quer saber mais? Então, confira o nosso post até o final, saiba tudo sobre o assunto e realize uma gestão de equipes eficiente em período de trabalho remoto.
Como é o trabalho home office?
Em geral, podemos dizer que trabalhar em home office significa realizar as atividades fora do ambiente empresarial, seja de maneira integral ou parcial. Quando entramos na modalidade parcial, o colaborador acaba exercendo suas atividades laborais parte na própria empresa, e a outra parte de forma remota. Sendo assim, podemos entender que o trabalho remoto possui três formatos distintos. Confira quais são eles abaixo:
- Teletrabalho: atividade realizada por colaboradores contratados por um determinado empreendimento;
- Empresário home based: aquele que abre uma empresa, com sede em sua própria residência;
- Autônomo ou Freelancer: atividades conduzidas por profissionais que realizam suas atividades em casa ou de qualquer lugar que estiverem.
Se tratando da funcionalidade do trabalho home office, isso irá depender exclusivamente do formato escolhido. Tratando-se do teletrabalho, por exemplo, o home office pode ser realizado por algumas horas, por dias ou até mesmo por longos períodos integrais. Embora seja realizado à distância, o teletrabalho costuma ser monitorado de alguma forma, afinal, esse colaborador faz parte de uma empresa. Se tratando da jornada de trabalho, ela poderá ser flexível, parcialmente flexível ou seguir um horário específico, como se esse mesmo colaborador estivesse trabalhando na própria empresa.
O que é necessário para trabalhar home office?
Caso você tenha interesse em trabalhar home office, confira algumas dicas abaixo para se adequar a essa modalidade de trabalho:
1. Invista em um ambiente adequado
Antes de tudo, busque um cômodo na sua casa ou no lugar onde você esteja residindo que ofereça comodidade, segurança e adaptabilidade para você trabalhar. Além disso, também pense na ergonomia e disposição dos móveis, principalmente em uma cadeira e cômodo confortáveis para você realizar suas atividades sem problemas.
2. Busque por um espaço sem distrações
Após definir o melhor local de trabalho para realizar suas atividades profissionais, garanta que o espaço esteja 100% livre de distrações. Assim, você consegue otimizar ainda mais o seu tempo no trabalho remoto, aumentando a produtividade.
3. Tenha uma conexão de internet estável
Em suma, de nada adianta ter um trabalho home office, se não houver conexão considerável de internet no local. Sendo assim, certifique-se que haja uma excelente conectividade em seu provedor de internet. Em geral, é recomendável uma velocidade a partir de 1MB, pois já é mais que o suficiente para realizar downloads, uploads, pesquisas, e dentre outras funções importantes do home office que dependem exclusivamente da internet.
4. Trabalhe com agenda
Para evitar que seus compromissos pessoais não afetem o seu profissional (ou vice versa), busque trabalhar com agenda. Nesse quesito, você pode planejar seu próximo dia ou sua semana inteira, atentando-se aos horários de trabalho e de seus compromissos pessoais. Por mais simples que possa parecer, você consegue otimizar ainda mais o seu tempo e administrar os recursos do dia a dia, impedindo-os que virem uma bola de neve.
Como medir o desempenho dos colaboradores no trabalho remoto
Agora vamos listar as principais ações a serem feitas para realizar a gestão de equipes e de desempenho dos colaboradores em home office. Confira abaixo quais são:
1. Faça reuniões informativas
Não somente para estimular a produção das equipes em home office, mas também para mensurar o desempenho individual de cada colaborador, é necessário fazer reuniões periódicas. Com isso, será possível obter um relacionamento mais estreito com os funcionários, tanto para educá-los com informações importantes (atualizações e novidades), quanto para propor métricas de produção eficientes com base na análise de desempenho.
2. Centralize a informação
Um modo mais rápido de otimizar as atividades da sua equipe e coletar informações pertinentes às atividades de cada um, é centralizar as informações. Para isso, pode ser necessário contratar serviços de nuvem, de forma que os colaboradores retirem dados para exercer suas atividades. Nesse momento, é possível controlar e monitorar essas atividades em rede, percebendo a forma em que os usuários estão coletando dados em nuvem, a fim de mensurar a intensidade das atividades realizadas.
3. Incentive a apresentação de relatórios semanais
Para empresas que trabalham exclusivamente com vendas (call center) em home office, pode ser interessante disponibilizar planilhas para que os colaboradores insiram suas vendas semanais, e assim, consigam enviar relatórios para mensurar o seu desempenho. Com base nesses resultados, é muito comum que gestores criem premiações, sorteios e até mesmo folgas para acelerar os resultados obtidos pelos colaboradores.
4. Use tecnologia a seu favor
Para empresas que entendem a importância de acompanhar as novas tendências de mercado, especialmente aquelas que qualificam ainda mais as atividades em home office, sabe que a mesma tecnologia que permite o trabalho remoto também pode ser a mesma que mensura os resultados da equipe, bem como o aumento de sua produtividade. Existem diversas plataformas virtuais para gestão de equipes. Usando a internet como aliada, a coleta de resultados se torna muito mais simples, fazendo com que equipes se tornem cada vez mais motivadas e enxutas.
Conclusão
Conforme vimos, o home office está sendo cada vez mais adotado pelas empresas, sobretudo por se tratar da “nova modalidade de trabalho pós pandemia”. Devido ao isolamento social, as empresas mudaram suas estruturas para adaptar o trabalho remoto, e hoje percebem o quão benéfico esse tipo de modalidade de trabalho pode oferecer, a começar da redução de custos com maquinário, capital humano, infraestrutura, entre outros relacionados. Portanto, realizar a gestão de equipes no home office não é tão difícil o quanto parece ser, bastando apenas dispor das ferramentas necessárias para tornar esse processo muito mais enxuto e bem administrado.