O que é BSC e como pode ajudar o desempenho da sua empresa

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Os gestores das empresas sabem da importância das KPI e da importância de analisar as métricas de desempenho. Entretanto, é muito comum encontrar empresas que focam suas análises de desempenho apenas em métricas de performance do setor financeiro e contábil. Com o intuito de desmistificar esse modelo de performance surgiu o Balanced Scorecard, um novo modelo de gestão cuja estratégia abarca diversas outras métricas de desempenho da empresa. Através da metodologia aplicada pelo BSC é possível criar objetivos estratégicos, desenvolver planejamentos que envolvam todos os setores de uma empresa e não fiquem focados apenas na performance das áreas de finanças e da contabilidade.

Além disso, esse método mais estratégico pode indicar quais são os melhores caminhos de crescimento a serem seguidos pela empresa de acordo com os resultados apresentados. A estratégia BSC é um modelo de gestão estratégica que foge do tradicional, porém, os benefícios que ele traz para a empresa compensa a mudança.

O que é a metodologia BSC?

O conceito do BSC (Balanced Scorecard) surgiu ainda nos anos 90. Ele foi criado por Robert Kaplan e David Norton, ambos eram professores da Harvard Business School, uma das mais respeitadas escolas de negócio. O objetivo estratégico dos dois acadêmicos era criar um modelo de gestão com uma estratégia que não se ancorasse apenas no desempenho dos setores financeiros e contábeis de uma empresa.

Isso porque, os modelos de gestão estratégica em voga naquele período surgiram durante o crescimento empresarial da Revolução Industrial e não se mostravam suficientes para abarcar as necessidades das empresas do final do século XX. Nesse sentido, a metodologia BSC surgiu como uma inovação de mercado, já que era responsável por permitir uma melhor análise do desempenho estratégico empresarial, sendo capaz de entregar uma avaliação de performance que enxerga o negócio em 360º graus, considerando todas as suas características. Dessa forma, criando análises mais completas sobre o crescimento da empresa.

Nesse sentido, a metodologia BSC ficou famosa por ajudar a definir a missão, os valores e a visão das empresas, já que ela é baseada em alguns conceitos chaves. Através deles os gestores de uma empresa conseguem compreender com mais facilidade quais são os objetivos que a organização precisa alcançar. Não só em relação à condição financeira e aos encargos contábeis, mas considerando todo desempenho do negócio. A partir do entendimento de qual é a performance a ser alcançada e quais métricas usar, os gestores podem começar a trabalhar na criação de estratégias que deverão ser executadas para que as metas de crescimento possam ser alcançadas.

Nesse sentido, os termos-chaves que devem ser trabalhados pela administração de uma empresa são: mensuração do progresso, objetivo, indicadores, estratégia, metas, métricas e iniciativa estratégica. Tudo isso foi possível porque a nova metodologia de gestão estratégica prega uma mudança de foco da empresa em relação às métricas.

Qual o foco do BSC?

O método BSC tem uma diferença de foco quando o comparamos com outros modelos de gestão estratégica. Em vez de se voltarem para as métricas de crescimento do presente, a estratégia BSC tem seu foco voltado para a visão da empresa. Seus objetivos não são direcionados para a performance de crescimento que está sendo alcançadas agora, eles estão focados aonde a empresa quer estar no futuro.

Dessa forma, esse modelo se preocupa em conectar os objetivos a longo prazo com as atividades e a performance do presente. Sendo assim, os funcionários devem trabalhar para que o crescimento e o desempenho de hoje gerem resultados no futuro da empresa. Essa nova maneira de pensar precisa ser incutida em todos os colaboradores, somente assim, as novas métricas de desempenho levarão à criação de organizações mais competitivas e com uma maior performance lucrativa. Para isso, o mapa estratégico da empresa precisa descrever, de forma clara, como as metas se relacionam com a estratégia e o objetivo final.

Quais são as quatro dimensões do BSC?

O modelo do BSC trabalha com quatro dimensões diferentes, são elas:

  • Dimensão Financeira: as métricas financeiras devem ser utilizadas para avaliar o cumprimento das estratégias definidas pelos gestores e não para orientar o desempenho estratégico de crescimento. Nesse sentido, essa dimensão precisa ser capaz de responder à seguinte pergunta: quais os objetivos financeiros irão agradar nossos acionistas?
  • Dimensão dos Clientes: a pergunta aqui é: quais as necessidades dos clientes precisam ser atendidas para que os objetivos financeiros sejam atingidos? Nesse caso, quais metas devem ser batidas e em que espaço de tempo para ser possível atingir a performance esperada pelos clientes.
  • Dimensão Interna: essa dimensão trata sobre as atividades que podem ser realizadas pela empresa para atender as necessidades do cliente e melhorar o desempenho. A ideia aqui é responder à pergunta: em quais pontos estratégicos a empresa precisa se destacar para satisfazer acionistas e clientes?
  • Dimensão de Aprendizado: para manter o crescimento e seu destaque, a empresa precisa de renovação constante, seja ela tecnológica ou com novos produtos. Os processos internos precisam acompanhar os avanços da tecnologia e sempre atender as novas necessidades dos clientes. Os gestores precisam da resposta para a pergunta: como a empresa pode aprender e inovar para ser capaz de atingir as novas metas estabelecidas?

Quais os benefícios de utilizar BSC?

A estratégia BSC traz vários benefícios para as empresas que optam por utilizar essa metodologia, entre eles podemos destacar a melhoria no processo de comunicação. Os mapas estratégicos facilitam o entendimento das estratégias e explicam quais métricas serão utilizadas, consequentemente, melhora a forma como as atividades são executadas.

A evolução na comunicação também cria uma situação na qual existe um alinhamento entre os colaboradores e a empresa, ambos buscando atingir os níveis de performance de crescimento ideal. Não podemos esquecer que o BSC permite que os gestores definam os KPIs específicos para os objetivos estratégicos, sendo assim, o foco dos colaboradores é direcionado apenas para o que importa, o que evita perda de tempo e melhora o desempenho.

Como essa metodologia considera a empresa na totalidade, ela permite que sejam feitos planejamentos estratégicos mais completos, sendo assim, melhores do que aqueles construídos com base apenas em indicadores financeiro e contábeis. Por último, um dos benefícios do BSC é que ele permite uma análise e o acompanhamento constante dos resultados, já que esse modelo produz uma abundância de dados.

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