PMI: Entenda o que é como pode impactar a sua empresa

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Obter um bom gerenciamento nos projetos é um passo fundamental para qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte. Para isso, é importante que empresários e gestores responsáveis pelos projetos saibam as melhores práticas para essa conquista e como o PMI (Project Management Institute) pode auxiliar nessa jornada.

Apesar de não ser uma prática nova no mercado, o PMI segue causando dúvidas em muitos profissionais que atuam diretamente com a gestão de projetos, principalmente no que diz respeito a sua atuação e as semelhanças, diferenças e certificações com o PMP (Project Management Professional). Sabendo dessa necessidade, elaboramos um pequeno artigo para tirar as principais dúvidas sobre essa instituição e sua importância.

O que é PMI?

O Project Management Institute é uma instituição internacional sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento de profissionais que atuam na gestão de projetos ao redor do mundo. Com mais de 500 mil filiados, o instituto tem uma grande atuação no Brasil, onde já detém mais de 10 mil filiados, provando a sua importância na formação profissional.

Dessa maneira, podemos entender que o PMI atua como uma espécie de suporte e atualização profissional de gerentes de projetos, indicando as melhores práticas e atuações atualizadas com a realidade da profissão ao redor do mundo. A plataforma do instituto também se dedica em promover encontros para trocas de experiências e conhecimentos que possibilitam agregar novas ideias e estratégias para o sucesso de projetos.

Devido à sua importância no mercado, o Project Management Institute também oferece certificações profissionais que são importantes para que o gestor cresça cada vez mais dentro da sua carreira.

Construindo um projeto de acordo com o PMI

Ao estudar a construção de gestão de projetos de acordo com o PMI, esse profissional irá perceber que o instituto não utiliza uma metodologia específica, mas se baseia nos 12 padrões de gerenciamento que são seguidos em todo o mundo. O Project Management Institute apresenta a esse profissional as melhores práticas e estratégias já reconhecidas dentro desses padrões e que se tornam essenciais para aplicações futuras.

Sendo assim, os 12 padrões indicados pelo PMI nada mais são do que documentos que indicam as diretrizes, características e regras a serem seguidas para melhorar o trabalho desse gestor. Esses apontamentos cobrem cinco categorias importantes: projetos, programas, pessoas, profissões e organizações.

Por ser um programa que busca constante atualização de acordo com as mudanças tecnológicas e comportamentais do mundo, o PMI oferece uma formação importante para aquele profissional que deseja implementar projetos lucrativos para as empresas, realizando uma excelente gestão de negócios.

Vantagens de aplicar o PMI

Agora que já entendemos melhor como o Project Management Institute pode auxiliar na atualização da gestão dos projetos da sua empresa, é importante ressaltar as vantagens em estar sempre atualizado nas estratégias por ele oferecidas, garantindo, assim, que a organização esteja sempre competitiva com demais concorrentes.

A melhor maneira de conquistar essas vantagens é seguir as recomendações do PMI presentes no guia PMBOK. Disponível em diversas edições, para ajudar o acompanhamento das transformações digitais, o PMBOK é praticamente um livro de cabeceira para qualquer gestor que não deseja parar no tempo durante o gerenciamento dos projetos. Dessa maneira, o PMI apresenta as seguintes vantagens:

  • Aumento de lucros e redução de gastos: as práticas do PMI reduzem a quantidade de retrabalho e gastos em recursos que não trazem resultados, como consequência, os lucros da empresa aumentam, o que proporciona também a conquista mais sólida de metas;
  • Padronização do planejamento: o PMI oferece um padrão a ser seguido pelo profissional, isso ajuda entender melhor os projetos e faz com que seus procedimentos sejam realizados de maneira bem mais assertiva;
  • Monitoramento constante no ciclo de vida do projeto: o monitoramento durante as fases de um projeto é algo extremamente essencial para que a empresa obtenha sucesso, dessa forma o gestor consegue ir ajustando as práticas sempre que necessário. Essa análise também ajuda a identificar falhas e outros problemas com maior precisão, evitando que isso chegue até o cliente final;
  • Qualidade elevada: com a atenção redobrada às práticas que antecedem o lançamento de um produto ou serviço pela empresa, o gestor de projetos consegue trazer uma melhor produtividade da equipe envolvida e aumenta a qualidade oferecida pela empresa ao consumidor;
  • Experiência do cliente: a satisfação do cliente vem sendo um dos principais objetivos das empresas, cada vez mais esse consumidor buscar ter um relacionamento mais íntimo com a marca e busca uma experiência satisfatória. Ao utilizar as práticas do PMBOK, esse gestor consegue oferecer uma melhor atenção a esse cliente, oferecendo um serviço sem erros e bem mais focado nas necessidades desse público-alvo.

Qual a diferença entre PMI e PMP?

Uma das dúvidas mais recorrentes quando se fala em PMI são as diferenças entre essa prática para o PMP, alguns profissionais tendem a achar que são duas coisas completamente distintas, quando na realidade se complementam. O PMP nada mais é do que uma das certificações oferecidas pelo Project Management Institute, sendo o certificado mais reconhecido do mundo.

A certificação em PMP é recomendada para profissionais que já atuam na liderança de equipes e já possuem uma grande experiência no gerenciamento de projetos das empresas na qual fazem parte. Veja quais são as outras certificações oferecidas pelo PMI:

  • Certificação CAPM (Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos);
  • Certificado PMI-SP (Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI);
  • Certificação PMI-RMP (Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI);
  • Certificação PgMP (Profissional de Gerenciamento de Programas do PMI);
  • Certificação PfMP (Profissional de Gerenciamento de Portfólio do PMI);
  • Certificação PMI-ACP (Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI);
  • Certificação PMI-PBA (Profissional em Análise de Negócios do PMI).

Com base nessas informações, entendemos que o PMI cumpre um papel fundamental na formação profissional de diferentes gerentes de projetos, auxiliando os mesmos a buscarem uma maior valorização da empresa no mercado e estarem em constante atualização das práticas de negócios que possam vir a impactar diretamente os ganhos e o destaque da organização frente a outros agentes atuantes no mesmo segmento.

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