SEO: conheça as principais estratégias e como aplicar no seu site

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A Otimização para Mecanismos de Busca, estratégia que é conhecida popularmente como SEO, se coloca hoje como uma solução fundamental para uma empresa que busca fazer com que seu site alcance bons resultados nos rankings orgânicos, bem como tráfego e autoridade.

Para saber melhor o que é, quais são suas principais técnicas e como aplicar o SEO em seu site, continue a leitura. Aqui, abordamos o essencial sobre o assunto. Confira!

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Busca. É uma solução que pode ser vista como um conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs, entre outras páginas da web, que visa melhorar o seu posicionamento nos sistemas de busca, como o Google.

O Google é um dos principais mecanismos de busca do mundo. Por segundo, milhões de pesquisas são feitas por pessoas com o objetivo de resolver dúvidas que tenham a respeito de produtos/serviços e ideias.

Então, a estratégia de SEO intenta melhorar a posição do seu site sempre quando alguém busca por um termo ou expressão que a sua página utilize ou passe a usar após uma auditoria de SEO.

Ao fazer isso, o seu site não apenas fica entre os melhores resultados de uma pesquisa orgânica, como também pode elevar o seu número de visitantes e, com isso, aumentar suas vendas e, consequentemente, a receita.

Principais técnicas de SEO

O SEO é, basicamente, um conjunto de técnicas que, juntas, podem fazer com que um site, blog ou qualquer outra página alcance um bom resultado nos mecanismos de busca. A seguir, confira as principais:

Uso de palavras-chave

Uma das principais técnicas de SEO é o uso de palavra-chave dentro de um conteúdo com o objetivo de fazer com que o algoritmo do Google ranqueie com mais facilidade determinada página.

Para selecionar as melhores palavras-chave, é preciso considerar não apenas o uso delas por parte do público que busca alcançar, mas também a concorrência, que se dá quando a palavra-chave é muito usada pelo e no mercado.

URL amigável

Está dentro das técnicas de SEO a construção de uma URL amigável, que possa ser facilmente lida pelos algoritmos do Google e garanta uma boa experiência ao consumidor final.

URL amigável é uma técnica de SEO que consiste basicamente em introduzir na URL uma palavra-chave que traduza a essência do negócio, como, por exemplo, “plantasnaturaisSP”.

A URL amigável se diferencia da URL tradicional, que, muitas vezes, se vale de números e letras aleatórias, colocando em xeque a experiência do cliente, bem como a indexação pelo Google.

Uso de links internos e externos

Ao inserir links internos e externos em seu site, além de valorizar o seu conteúdo, garantindo que o leitor possa navegar por outros assuntos correlatos, você faz com que o Google consiga indexar com mais facilidade sua página, site ou blog.

Isso acontece porque o Google, antes de indicar um site ou página para a leitura ou para resolver alguma dúvida de seus usuários, verifica se ele é de confiança e oferece um conteúdo de qualidade e completo.

No entanto, saiba que não deve inserir qualquer tipo de link em seu conteúdo. É fundamental verificar a origem desse link e saber se ele é realmente de qualidade. Por isso, indica-se usar links que levem o leitor ou potencial consumidor para referências de qualidade, como pesquisas de mercado, tendências de mercado, etc.

Quanto aos links internos, é possível fazer uso deles utilizando o seu blog, entre outras páginas do seu domínio, como fonte.

O ideal é colocar links que garantam a fluidez na leitura. Não menos importante que o SEO é garantir uma boa experiência ao seu leitor ou potencial consumidor.

Guest post

Outra técnica de SEO que pode fazer uso é o guest post. Trata-se de uma estratégia em que se convida determinada pessoa para fazer parte de um site na posição de escritor.

Essa pessoa escreverá um conteúdo para um blog de um parceiro e, em contrapartida, poderá inserir links que levem os leitores dessa página para a sua gerando tráfego.

No entanto, para colocar essa técnica em prática é preciso, primeiro, estabelecer parcerias com outras empresas que tenham relação com a sua, bem como com os meios de comunicação de massa. No que diz respeito a esta última, é uma forma de gerar mídia espontânea, que aumente a visibilidade do seu negócio no mercado.

Essas são apenas algumas das técnicas de SEO que podemos fazer uso dentro de uma estratégia de marketing digital. O ideal, todavia, é estudar e selecionar as melhores de acordo com os objetivos que deseja alcançar.

Como aplicar as estratégias de SEO em seu site?

Para aplicar as estratégias de SEO em um site, é preciso considerar alguns fatores, dentre eles:

• A definição da persona ou perfil do público que busca atingir

Toda estratégia de marketing, incluído o SEO, deve girar em torno de um público que se busca manter ou ter alguma relação. Sem a definição dessa persona, torna-se impossível obter bons resultados em sua estratégia de marketing digital.

Por essa razão, defina a sua persona, a partir de elementos como idade, ocupação profissional, escolaridade, entre outros que julgar pertinente para a elaboração de uma estratégia de SEO eficiente.

Por exemplo, se a sua persona é um executivo do alto escalão de uma empresa, colocar links em seu conteúdo que o leve para pesquisas feitas por organizações respeitadas mundialmente é fundamental para que obtenha sucesso.

• Planejamento de SEO

Além de ser necessário definir a persona que busca atingir, é essencial elaborar um planejamento de SEO, que oriente os demais gestores de sua empresa a colocar essa estratégia em prática da maneira correta, como se espera.

Por exemplo, deve ser definida a quantidade de palavras-chave que um texto de 500 palavras deve ter, assim como também os de 1000 e acima de 2000. O mesmo vale para uso de links. É preciso definir quais e quantos links internos e externos devem ser inseridos dentro de um conteúdo.

SEO se coloca hoje como uma solução fundamental para a marca que deseja alcançar melhores resultados em suas ações de marketing digital, como o aumento do número de clientes e das vendas.

Mas agora que sabe quais são as principais técnicas de SEO e como usá-las, aplique-as em seu site. Caso precise de ajuda, não deixe de entrar em contato conosco. Combinado?

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