UX Writing: A importância da experiência no conteúdo e no blog

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Hoje, adotar o UX Writing como estratégia de negócio se tornou mais que uma opção, e sim uma exigência para a empresa que busca melhorar a experiência do usuário em seu projeto.

É uma estratégia, vale dizer, que pode impactar significativamente os resultados do seu negócio.

Deseja saber mais a respeito dessa solução? Em caso de resposta positiva, continue a leitura.

Aqui, saberá o que é, como funciona, as principais vantagens que ele pode oferecer a uma empresa e como aplicá-lo.

O que é UX Writing?

Se você é uma pessoa atualizada, ou seja, que está sempre atenta às novas tendências de mercado, é provável que já saiba o que é UX Writing e para que serve essa estratégia.

No entanto, se tem dúvida ou pouco conhecimento a respeito dessa solução, sugerimos que continue a leitura.

Então, o UX Writing é uma estratégia de produção de conteúdo que observa diversos elementos com o objetivo de garantir uma escrita que seja capaz de não só melhorar a experiência do cliente, mas também de fazer com que ele se sinta conectado ou, num ponto mais elevado, representado.

Para que entenda melhor esse conceito, resolvemos destrinchá-lo. UX é uma sigla que representa, em inglês, User Experience. Em português, significa experiência do usuário. Tendo isso em mente, fica mais fácil compreender que UX Writing se refere ao processo de escrita que busca garantir uma experiência positiva ao seu usuário.

Não se sabe ao certo quando essa estratégia passou a existir. Todavia, com a popularização da estratégia UX, diversos campos do marketing digital passaram a adotá-la com o objetivo de alcançar a satisfação do cliente ou usuário, um deles é o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo consiste em uma estratégia que busca atrair leads qualificados (excelentes oportunidades de negócios) a partir do fornecimento de conteúdos de qualidade e relevantes, capazes de fazer a diferença nos resultados de uma empresa.

Cumpre fazer um destaque importante. O UX Writing, ainda que carregue uma expressão que se refere ao processo de escrita, pode ser aplicado em qualquer projeto que considere a escrita ou comunicação como algo vital para o seu sucesso, êxito.

Hoje, a maioria dos projetos tem a escrita ou comunicação como algo basilar. Por exemplo, um site precisa de textos claros para que assim o cliente não tenha dúvida, pelo contrário, uma ótima experiência. A mesma coisa ocorre em blogs e redes sociais, bem como em projetos de criação de aplicativos.

Como funciona o UX Writing?

Diante do que já falamos, dá-se para ter noção a respeito do funcionamento do UX Writing.

Então, basicamente essa estratégia se sustenta em três pilares. Conhecê-los é fundamental para que possa compreender como esse processo funciona. Confira:

1. Palavras certas

O primeiro pilar diz respeito à seleção de palavras certas para produzir um conteúdo que seja capaz de otimizar a experiência do cliente e, assim, fazer com que a empresa obtenha sucesso.

Basicamente, o UX Writing considera as melhores palavras para se comunicar com os públicos de interesse de uma organização, a qual se vale de aplicativos, como chatbot, por exemplo, para fazer isso.

A escolha das palavras certas obedece ao perfil da persona com o qual a empresa deseja manter uma comunicação de sucesso.

2. Cores ideais

Para estabelecer uma comunicação de sucesso, o UX Writing se vale não apenas da redação ou de posts, mas também de cores.

A comunicação efetiva se dá por meio de uma integração entre diversos recursos que, juntos, são capazes de fornecer uma experiência excelente ao cliente.

Em outras palavras, o UX Writing se vale da psicologia das cores para garantir que o cliente tenha ótima experiência ao lidar com projetos, blogs, sites e redes sociais de uma empresa.

Por exemplo, além de formar uma comunicação clara e objetiva, pode trabalhar com a equipe de design para colocar em um site de alimentação a cor vermelha, a qual tem por missão estimular o desejo de fome, segundo a psicologia das cores.

O UX Writing é parte de um processo que busca otimizar a experiência do cliente a partir da adoção de estratégias eficazes.

3. Formato adequado ou complementar

Outro ponto a se destacar com relação ao funcionamento do UX Writing diz respeito ao formato. É uma estratégia que busca usar o formato que mais possua adesão por parte do público com o qual se busca dialogar.

Por exemplo, tem pessoas que adoram assistir a vídeos no lugar de ler conteúdos de blogs que as orientem em relação a determinado processo ou operação. O UX Writing considera isso como algo fundamental para o seu sucesso.

O UX Writing une uma escrita qualificada e assertiva, a cor ideal e o formato mais adequado para garantir uma experiência de excelência ao seu cliente, de forma a fazer com que ele fique satisfeito ao entrar em contato com os pontos de comunicação do seu negócio.

Principais vantagens do UX Writing para o seu negócio

O UX Writing é uma estratégia que fornece diversos benefícios ou vantagens a uma empresa. A seguir, apresentamos os principais. Observe:

  • Torna um conteúdo mais claro e objetivo, valorizando assim a comunicação de sua empresa com relação aos públicos com os quais deseja manter contato ou conquistar isso;
  • Otimiza o processo de experiência do cliente, fazendo com que ele fique mais satisfeito;
  • Torna as suas ações de marketing mais eficazes, de maneira a garantir que alcance melhores resultados;
  • Pode contribuir para o aumento das vendas de sua empresa, considerando o papel que desempenha no processo de clareza e objetiva em relação às informações;
  • De uma forma geral, destaca o seu negócio no mercado;
  • Personaliza o seu conteúdo conforme o tipo de público que busca atingir ou conquistar;
  • Torna mais fluído o processo de comunicação interna e externa de uma empresa;
  • Facilita a leitura por parte do consumidor ou usuário de um sistema de gestão.

Como se pode visualizar, o UX Writing é uma estratégia que enriquece, de forma geral, o processo de comunicação de uma empresa com os seus públicos, facilitando a compreensão destes e garantindo que haja, se for o caso, aumento de vendas.

Aplicações do UX Writing

Como dissemos, o UX Writing é uma estratégia versátil, o que significa dizer que pode ser aplicada em qualquer que seja o projeto, sobretudo os voltados para a área de marketing. Conheça algumas de suas aplicações a seguir:

Textos para blogs ou sites

Nesse caso, o UX Writing serve como estratégia para garantir a produção de um conteúdo mais claro e objetivo, de maneira a valorizar o tempo do cliente, bem como a sua compreensão em relação ao que aprecia.

Esse conceito pode ser aplicado para otimizar a produção de um conteúdo, principalmente na questões de da realidade do mobile, principalmente sabendo da importância e relevância dele pro Google.

Uma das vantagens de adotar o UX Writing na elaboração de conteúdos para blogs e sites é que essa estratégia busca pensar o conteúdo não apenas como um objeto que pode valorizar produtos e serviços, mas como uma ferramenta que pode surpreender positivamente o cliente/usuário.

Em um site, o UX Writing pode ser aplicado para formular descrições de produtos e serviços, mas também para valorizar o perfil institucional da marca.

Estruturas informacionais dentro de aplicativos SaaS

O UX Writing também pode ser aplicado para aprimorar a arquitetura da informação de um aplicativo ou sistema de gestão. A intenção, nesse caso, é melhorar a comunicação da solução, fazendo com que ela seja capaz de se conectar perfeitamente com o usuário, elucidando potenciais dúvidas que ela tenha.

Uma das principais características do UX Writing é a adoção de frases curtas, simples e de fácil acessibilidade. Por exemplo, no lugar de utilizar palavras difíceis, rebuscadas, busca-se adotar aquelas que são de fácil compreensão do público a que elas se destinam.

Como aplicar o UX Writing em seus projetos com algumas dicas

Como vimos, o UX Writing é uma estratégia que pode desenvolver o seu negócio, principalmente os seus projetos ou formas de comunicação com o cliente com quem busca manter ou conquistar um contato ou relacionamento.

Veja dicas para aplicabilidade desse conceito:

Conheça o perfil do seu cliente ou usuário

Uma das primeiras coisas que precisa fazer para garantir o êxito do seu projeto, bem como para aplicar o UX Writing, é conhecer bem o perfil do público que busca atingir.

Conhecendo bem o público que busca ter ou manter um relacionamento, é possível criar um conteúdo condizente e que seja capaz de se conectar com ele.

Se o seu usuário tem uma titulação máxima, que, no Brasil, é o pós-doutorado, talvez valha a pena abordar uma forma de comunicação mais madura. Conceitos superficiais sobre determinados assuntos podem não atrair esse tipo de público.

Se o seu usuário é pessoas que ainda estão no ensino superior, talvez abordar um conteúdo menos aprofundado seja o melhor a se fazer para garantir uma experiência positiva para ele. Tudo é uma questão de conhecer bem o seu público.

Tome conhecimento da jornada do cliente/usuário

Também tome conhecimento a respeito da jornada do cliente. Basicamente, a jornada do cliente é composta por três etapas, a saber:

  • 1. descobrimento da necessidade de compra de um produto ou serviço:
  • 2. avaliação de soluções que podem ajudar a resolver o seu problema;
  • 3. compra da solução que é capaz de resolver o seu problema.

Quando temos ciência da jornada de nosso cliente, podemos desenvolver um conteúdo que seja capaz de criar uma conexão mais assertiva com quem busca atingir.

Não se recomenda destinar um conteúdo mais aprofundado, com termos técnicos, para quem ainda está descobrindo a necessidade de compra de um produto ou serviço.

Desenvolva um guia de escrita com base na filosofia UX Writing

Por fim, como última dica, busque desenvolver um guia de escrita tendo por base a filosofia UX Writing. Esse guia pode servir como norte na elaboração de conteúdos e criação de projetos.

Nesse guia, definia aspectos como:

  • tom que deve ser adotado no processo de criação de conteúdos para site, blog, mídias sociais e sistemas ou softwares;
  • formato de conteúdo que deve ser adotado com base no perfil do público que busca atingir, que pode sofrer variações a depender do projeto que desempenha;
  • estilo de escrita, segundo o perfil de seu público;
  • vocabulário que deve ser adotado;
  • disposição dos conteúdos em um site ou blog, bem como em um sistema de gestão (marketing, vendas etc.).

Para exemplificar, uma empresa que se destaca na utilização do UX Writing é o Ifood. A marca está sempre enviando mensagens com uma linguagem acessível e em tom de brincadeira, se conectando com o cliente de forma eficaz.

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