Veja as Tendências de Mobile Marketing para 2021

Veja as Tendências de Mobile Marketing para 2021

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Existem grandes mudanças surgindo no horizonte para a indústria de Mobile Marketing. E para os profissionais da área ou tomadores de decisões de diversas companhias, é crucial acompanhar esses desenvolvimentos ao construir suas estratégias.

Como se sabe, os dispositivos móveis fazem parte do cotidiano diário dos compradores. E, acredite, um adulto pode chegar a gastar uma média de 3,1 horas por dia consumindo mídia digital no celular, como aponta a Clever Tap.

Por isso, se seu objetivo é que seus aplicativos tomem uma fatia considerável deste tempo, é preciso entender os fatores que implicam em seu uso. Logo, é necessário compreender as transformações, considerar a importância desta prática e desvendar como o Mobile Marketing pode ser fundamental na atualidade.

Sendo assim, esteja atento às tendências, analise a demanda em torno do omnichannel e perceba a importância de investir na tecnologia Mobile. Temos certeza que você vai se surpreender!

No mais, anote as recomendações deste artigo! E veja como as mudanças que o futuro tem a oferecer podem ser essenciais para arrecadar inúmeros benefícios para a sua marca ou corporação.

Por que investir em tecnologia mobile?

À medida que mais segmentos continuam a adotar tecnologias digitais, os smartphones passaram a se tornar uma ferramenta mais valiosa do que nunca. Isso porque, com uma interface familiar e uma tela sensível ao toque, estes aparelhos ajudaram a preencher a enorme lacuna de habilidades tecnológicas da atualidade.

Diante deste cenário, o investimento em tecnologia mobile se tornou fundamental. Especialmente para as empresas que trabalham em várias regiões ou operam em diversos canais, tornando o negócio saudável e mais lucrativo.

Hoje em dia, inclusive, os aplicativos corporativos móveis passaram a ser projetados para atender às necessidades dos trabalhadores em inúmeros setores. Assim, essas soluções transformam smartphones comuns em ferramentas de negócios poderosas, capazes de:

  • – Melhorar o atendimento ao cliente;
  • – Aumentar a eficiência da corporação;
  • – Economizar tempo dos funcionários;
  • – Diminuir os erros em todos os setores;
  • – Atrair mais clientes;
  • – Permitir que os funcionários trabalhem de maneira mais otimizada;
  • – Capacitar os executivos a tomarem melhores decisões.

Além disso, este tipo de tecnologia mobile ainda possibilita que os tomadores de decisões tenham acesso aos dados em tempo real. Em especial porque, ao implantar smartphones em toda a organização, eles estarão equipando os funcionários e abrindo caminhos para o desenvolvimento de negócios. Como é o caso das rotas de venda e do atendimento de pedidos omnichannel.

Ademais, esta empreitada também permite que se crie transparência em toda a sua organização. Afinal, quando os colaboradores estão conectados ao sistema mobile, eles são capazes de se comunicar melhor entre si e (mais importante!) com o cliente.

E se isso tudo parecer pouco, a tecnologia mobile ainda é fundamental para obter insights dos empreendimentos na ponta dos dedos, literalmente. Isso porque os smartphones permitem que as empresas reúnam dados que os funcionários podem analisar e, por fim, tomar melhores decisões.

E, claro, as percepções de negócios que esses dados fornecem são extremamente úteis. Principalmente porque elas podem melhorar os processos e ainda criar um registro digital de transações que o empregador pode consultar futuramente.

Sendo assim, investir neste tipo de tecnologia mobile não é apenas uma oportunidade de alavancar o futuro. Acima de tudo, esta é uma chance de incentivar diferentes corporações e trazer uma perspectiva única para o seu negócio e, lógico, para sua receita.

O que é Mobile Marketing?

O Mobile Marketing é uma estratégia que tem como objetivo promover o seu negócio e também atrair os usuários destes dispositivos móveis. Assim, quando feito de maneira assertiva, ele fornece aos consumidores (ou clientes em potencial) informações personalizadas. Tudo com base em seu horário e local, para que estas pessoas recebam tudo o que precisam quando quiserem. Independentemente se estiverem em trânsito ou em casa.

Dessa forma, foi considerado que os indivíduos estão gastando mais tempo engajados com dispositivos móveis do que nunca. E, tomando isso como viés, o celular se tornou o futuro do marketing, criando alternativas e soluções capazes de surpreender.

E, naturalmente, muitas companhias se atêm a esta inovação, compreendendo que ela é tão necessária quanto ter um computador ou acesso Wi-Fi em sua empresa. Afinal, esta é a época tecnológica em que vivemos.

Basta passear por qualquer grande cidade e você encontrará diversas pessoas com os rostos grudados na tela de seus smartphones. E, para se ter um parâmetro, a Marketing Gland chegou a apontar que 40% do tempo dos internautas é gasto em dispositivos móveis. Logo, não dá para simplesmente ignorar sua relevância.

Para o Business Insider, o celular já ultrapassou o desktop, em 2014. E o fato é que este aparelho veio para ser consolidado, eclipsando outras versões tecnológicas similares e dominando os consumidores.

Por isso, se você ainda não tem uma estratégia de Mobile Marketing, esta é hora de começar! O futuro está na palma de suas mãos e, acima de tudo, dos seus compradores. Portanto, não desperdice a oportunidade de revolucionar sua cultura organizacional e atrair leads.

Omnichannel e Mobile Marketing

Quando se pensa no universo atual, os consumidores agora esperam se envolver com uma determinada marca a qualquer momento e de qualquer lugar. Eles querem ter contato antes, durante e depois das transações e desejam alternar entre pontos de contato online, na loja e móveis.

Logo, é possível afirmar que o consumidor omnichannel necessita usar todos os canais simultaneamente. Assim, os compradores com experiência digital querem entrar nas lojas já bem informados sobre as características e preços de um produto. E esperam que os funcionários saibam mais do que eles, complementando os dados que já possuem.

Esse desejo, inclusive, se torna ainda mais complicado com o uso crescente de smartphones e dispositivos móveis. A divisão entre desktop e celular está ficando mais confusa com o passar do tempo. E, atualmente, 234 milhões de pessoas possuem smartphones no Brasil, segundo a Fundação Getúlio Vargas, o que representa uma boa inserção no mercado móvel.

Por este motivo, quando se trata do Mobile Marketing, é preciso repensar a forma como as campanhas serão implementadas. Afinal, muito provavelmente, as mensagens, ofertas e informações sobre produtos ou serviços serão acessadas pelo celular. E mais do que isso: tendem a ser abandonadas se não forem otimizadas para esta plataforma.

Para respaldar esta ideia, 84% dos consumidores usam seus smartphones para ajudar a realizar as compras em uma loja. E 54% deles utilizam seus dispositivos móveis para comparar os preços. Com isso, pode-se afirmar que os clientes esperam essa interatividade (e conectividade) com a empresa e é aqui que o Omnichannel entra em ação.

Assim, pode-se dizer que o omnichannel não é mais apenas uma palavra da moda. Ele se tornou uma estratégia de conteúdo que as empresas utilizam para aumentar a experiência positiva de seus usuários e criar relacionamentos. Transformou-se em um mantra que tem como objetivo fechar a lacuna entre a loja, o desktop e o celular. Isso significa mobilidade.

Afinal, as marcas líderes estão descobrindo rapidamente que, para seus consumidores, os dispositivos móveis estão no centro do omnichannel. Logo, o Mobile Marketing é utilizado para tornar as vendas mais eficientes, com ofertas que são relativas a um consumidor específico. E, acima de tudo, levando em consideração padrões de compra, afinidades em redes sociais, visitas a sites e outras análises de dados.

Para isso, comece entendendo o papel do celular no omnichannel. Você precisará desenvolver caminhos e estratégias de aquisição e retenção específicas para marcas e segmentos, ao mesmo tempo em que constrói a infraestrutura para suportá-los.

E, mais do que isso, precisará considerar a importância do Mobile Marketing para as transações globais. Seja no setor de viagens, produtos digitais, jogos, varejo ou outras mais que estão prosperando.

Exemplos claros de como o Mobile Marketing têm se firmado através do Omnichannel

Recentemente, a empresa americana Sears lançou o “Shop Your Way”, um aplicativo que facilita a compra móvel com retirada no veículo, como um drive thru. Agora, você pede no celular, dirige até a loja com o GPS habilitado e um balconista sairá em cinco minutos com suas peças. Em seguida, você pode fornecer feedback da experiência.

A Macy’s, por sua vez, concentrou-se na navegação e digitalização da empresa. A companhia está colocando Wi-Fi em todas as suas lojas, permitindo o pagamento móvel com um toque via Google Wallet. Além disso, ela também está exibindo informações em quiosques, mantendo catálogos digitais interativos e manequins digitais. Já imaginou?

E a Guess, marca internacional de jeans, revelou recentemente um novo aplicativo mobile para dispositivos iOS e Android. Tudo com o objetivo de fornecer uma experiência de compra perfeita em suas lojas e canais online.

Tomando todos estes modelos como exemplo, você pode perceber que as corporações utilizaram o conceito do mobile-first, otimizando os dispositivos móveis. Assim, os clientes podem alcançar, ver e interagir com o conteúdo de sua marca de qualquer lugar e a qualquer momento.

Com isso, sua presença online e todas as mensagens externas devem ser otimizadas para os aparelhos. Isso significa transformar todos os anúncios e ofertas digitais, páginas da Web, campanhas de e-mail, landing pages e qualquer informação de produto ou serviço.

Ademais, considerando que os clientes de vários setores, de saúde a viagens, esperam interações personalizadas em diferentes canais, uma nova alteração também foi feita. Um estudo da IBM mostrou que os clientes estão dispostos a compartilhar detalhes sobre si mesmos, especialmente se receberem uma experiência personalizada em troca.

Por este motivo, os profissionais de marketing precisaram conectar dados pessoais com dados de comportamento em todos os canais. E, a partir daí, habilitar ofertas e recompensas de fidelidade no celular, de forma que atinjam indivíduos com especificidade baseada em localização.

Por último, mas não menos importante, se faz necessário realizar o rastreamento do atendimento ao cliente, mantendo interatividade na loja e fora dela. Dessa forma, este processo se torna uma maneira poderosa de impulsionar o entusiasmo e a retenção da marca.

Outras tendências para se manter antenado!

Além do omnichannel, que é uma forte tendência para 2021, há outras plataformas que estão, igualmente, se destacando no Mobile Marketing. É o caso dos chatbots de conversação, que respondem às perguntas dos clientes e imitam a interação humana. Tudo por meio de uma combinação de scripts pré-programados e Inteligência Artificial (IA).

Além disso, a Assistente de Voz também se tornou uma ferramenta fundamental. Não apenas pela pesquisa vocal, mas também porque a sonoridade, de uma maneira geral, está fazendo a diferença. Atualmente, existem inúmeras possibilidades de usar o áudio para Mobile Marketing, tanto na explosão dos aplicativos de podcasting quanto nos streamings de música.

Por sua vez, a adoção de um 5G rápido é o mais novo padrão de tecnologia para redes de banda larga. Afinal, ele permite que os profissionais de marketing forneçam experiências envolventes, com muitos dados que antes não estavam disponíveis em razão de limitações de velocidade.

Dessa maneira, conforme os consumidores atualizam seus dispositivos para aproveitar as vantagens da tecnologia 5G das operadoras, o Mobile Marketing deve estar pronto para explorar seus recursos ao máximo.

Outro ponto que terá destaque é a Realidade Aumentada, que conta com o conceito da Realidade Virtual (VR), mas o adaptou para uma nova geração. Diante deste cenário, a expectativa é que ela seja usada tanto nas lojas quanto no universo online. Sempre permitindo que os clientes “experimentem antes de comprar”, simulando o produto em seu corpo, sua casa ou outros ambientes.

No mais, vale considerar também o m-commerce, que tem crescido em escala exponencial. Com o uso generalizado de celulares e tablets, um novo caminho foi aberto para o Mobile Marketing. Logo, os consumidores ficaram cada vez mais confortáveis ao fazer compras online e passaram a abandonar shopping centers e outros modelos tradicionais. Por esta razão, diante de todas as novidades que estão surgindo, investir em tecnologia mobile pode ser uma excelente alternativa. Isso, é claro, surtirá efeitos na sua empresa como um todo, afetando a produtividade, a alta performance e as vendas. Contudo, se é algo que é inegável é que a contemporaneidade chegou e este é momento perfeito para abraçar a causa.

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