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Com o significado de Software as a Service – Software como Serviço -, a SaaS é um tipo de empresa que hospeda e disponibiliza um aplicativo aos clientes pela Internet. Assim, ela mantém servidores, bancos de dados e software que permitem que os usuários realizem o acesso a partir de qualquer dispositivo conectado à web.
Em geral, seus clientes pagam um valor mensal para utilizar a plataforma e algumas assinaturas são baseadas na quantidade de dados que precisam ser armazenados, no número de usuários que farão o acesso e/ou no nível de suporte técnico desejado.
Desse modo, como o investidor pode, a partir dessas assinaturas e ganhos, calcular a eficiência de sua empresa SaaS? Entenda agora mesmo a melhor forma de realizar essa métrica e implemente desde já!
A eficiência de uma empresa nas vendas
O ponto principal que faz uma empresa SaaS se destacar em suas vendas é o quão eficiente o cliente consegue ser ao usar e gerenciar seus aplicativos através dessa companhia, sem que seja necessário instalar o software no seu próprio local. Dessa maneira, oferecer uma série de vantagens e benefícios, além de um bom serviço, pode ser o primeiro passo para conquistar o consumidor, apesar de não ser um indicador de eficácia.
Levando isso em consideração, a eficiência de vendas é uma métrica menos conhecida e que raramente é discutida nas comunidades populares de SaaS. Contudo, ela quase sempre é avaliada nos mercados financeiro e de investimento, especialmente por sua importância nesse segmento.
Afinal, as métricas são um importante indicador da saúde dessa empresa SaaS e podem mostrar quando os investimentos em vendas e marketing são muito baixos, além de indicarem uma série de fatores que podem fazer a diferença ao analisar a companhia como um todo.
Calculando as métricas
Há uma estratégia que ajuda a focar na eficiência de vendas, permitindo que ela seja avaliada. É o caso do Custo Líquido do Retorno, uma métrica que chega ao coração dessa questão.
Aqui, a eficiência de vendas pode ser calculada considerando a receita do trimestre atual, dividida pelas despesas do trimestre anterior. Por exemplo, se você gastar R$ 2 no terceiro trimestre e gerar R$ 2 de retorno no quarto trimestre, sua proporção é 1.
Já se você gastar os mesmos R$ 2 no terceiro trimestre, mas gerar apenas R$ 1 de retorno no quarto trimestre, sua proporção será de 0,5. Nesse cenário, você levará dois anos para recuperar seu investimento. Isto é, se algum cliente não desistir da assinatura nesse período. Se o fizer, você não recuperará todo o valor.
Dessa forma, o que determina uma boa eficiência de vendas depende de diferentes óticas. Contudo, embora cada investidor tenha suas próprias diretrizes para o que eles acham que é uma boa proporção (e que pode até variar de acordo com o estágio da empresa, metas de crescimento, etc.), existe algum consenso sobre uma regra geral. Entenda:
- Uma proporção entre 0 – 0,5 de retorno geralmente indica que a empresa não tem um modelo de crescimento sustentável e é necessária uma melhor eficiência de vendas.
- Uma proporção de 0,5-1 é muito melhor, embora isso não seja necessariamente eficiente em termos de capital, o que dificultaria a manutenção da empresa.
- Já uma proporção de 1 ou mais indica uma forte eficiência de vendas e um modelo de crescimento com eficiência de capital. Mas, há uma ressalva aqui: se for muito maior que 1, você provavelmente está investindo pouco na companhia e está deixando o crescimento se acumular.
Levando isso em consideração, é comum que os gastos consumam cerca de 50% do retorno na fase de expansão da empresa. Infelizmente, porém, muitas organizações ainda investem pouco nessa produtividade de vendas, o que, de alguma maneira, acaba refletindo na angariação e conquista dos clientes.
Por esse motivo, torna-se cada vez mais notória a importância de realizar o cálculo da eficiência, principalmente porque essa métrica ajuda a identificar esses possíveis problemas e, tudo isso, sem requerer vários relatórios, demandando da equipe apenas o total de vendas e os gastos.
Ademais, essa também é uma forma simples de manter-se informado quase que imediatamente sobre as finanças da empresa e seu sucesso no mercado, sem precisar de um processo longo. Ainda assim, é preciso que a eficiência seja monitorada cuidadosamente e que sejam encontradas maneiras de melhorá-la ou mantê-la ano após ano.
Estes dados analisados, inclusive, podem ser incorporados aos seus relatórios com relativa facilidade, desde que sejam implementados nas operações diárias da companhia e possam, assim, quantificar os resultados fidedignamente.
Implementando
Se você deseja fazer essa quantificação e não sabe como, está na hora de encontrar uma empresa que possa fazer esse trabalho por você. A AJ Estratégia é uma companhia que trabalha de forma geral na área de negócios digitais, atuando com consultoria especializada em gestão e estratégia SaaS nas áreas de marketing, vendas e CS, incluindo também o planejamento inicial da estrutura do serviço, a organização de equipes e a reestruturação de partes já existentes da empresa para sanar possíveis necessidades.
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